top of page

Novo derivado do ácido retinoico para tratamento de rugas

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Olá meus Amigos! Ontem estava pesquisando sobre os retinoides e achei esse estudo que foi publicado no Jornal da Academia Americana de Dermatologia.

Creio que muitos de vocês já ouviram falar do Granactive Retinoid, que na verdade tem o INCI de Hydroxypinacolone Retinoate e ficou famoso por fazer parte da formulação do sérum da marca Ordinary nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil uma empresa chamada Natusense, trouxe essa matéria-prima e agora podemos usar em formulações manipuladas.


A grande pergunta é: qual a vantagem de usar o Granactive retinoid no lugar do ácido retinoico ou das demais formas como retinol, retinaldeido ou retinil palpitato?

Talvez esse estudo que encorajo todos a lerem nos ajude nas respostas.



Os pesquisadores avaliaram o Granactive retinoid versus todas essas formas que citei acima e os resultados mostraram que a nova forma é superior retinol, retinaldeido ou retinil palpitato no aumento da expressão de genes controlados pelos receptores retinoides, mas não foi superior ao ácido retinoico.

Em relação ao aumento do procolágeno, o efeito do Granactive retinoid foi similar ao ácido retinoico.

Uma das vantagens citadas pelos pesquisadores é que os efeitos indesejados, como processos inflamatórios não são observados usando o Granactive retinoid.

Na versão que podemos manipular aqui no brasil, a matéria-prima vem com a Dimethyl Isosorbide para garantir uma permeação aumentada.


É claro que o ácido retinoico continuará sendo usado como um tratamento de rápida resposta, mas em casos de peles mais sensíveis podemos optar por uma versão mais light do retinoico e nas minhas formulações eu nunca descarto o retinol e retinoato, mas na forma nano, com liberação prolongada de até 8 horas e fica dica: uma tripla combinação de retinoato + retinol + retinyl fica bem atrativo para um sérum anti-idade.


Achei interessante o estudo e recomendo como leitura de hoje.

Grande abraço

Lucas Portilho



Antiaging effects of retinoid hydroxypinacolone retinoate on skin models Journal of the American Academy of Dermatology, Volume 79, Issue 3, AB44




2.502 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page