top of page

Clobetasol 0,025% na psoríase moderada à severa: novo estudo mostra que o menos é mais

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Bom dia meus Amigos! Espero que estejam todos bem!


ATENÇÃO! As informações a seguir são exclusivas para Profissionais da área da saúde, caso você não seja, consulte um para te orientar. Jamais faça automedicação.


Hoje quero dividir uma publicação que li ontem e que certamente vai ajudar aos pacientes com psoríase moderada a severa e profissionais que tratam essa disfunção.

Os pesquisadores testaram formulação com propionato de clobetasol 0,025% vs 0,05% (que é a concentração usual utilizada), mas segundo os autores, uma concentração muito alta pode trazer efeitos indesejados. Sabemos também que o uso constante de corticoides (o clobetasol é um exemplo) pode levar a atrofia da pele.

Eles dividiram os pacientes em 2 grupos e avaliaram a adrenocorticotropina (ACTH) e também avaliaram os parâmetros relacionados a melhora do paciente como tolerância, coceira, pinicação e ardência.


O resultado mostrou que a alteração na adrenocorticotropina (ACTH) foi maior no grupo que usou 0,05% e que os scores de melhora foram semelhantes em ambos os grupos.


A conclusão dos autores foi que o propionato de clobetasol 0,025% pode ser um tratamento eficaz para a psoríase moderada a grave em comparação com o creme a 0,05%, demonstrando eficácia comparável com um melhor perfil de segurança sistêmica.


Recomendo a leitura!

Boa terça-feira e excelente semana a todos.

Abraços,

Lucas Portilho


Sidgiddi S, Naqvi SMH, Shenoy M, Balraj DN, Kothari J, Gupta S, Haq R, Mittal R, Mehta S, Mane A. Efficacy and Safety of Novel Formulation of Clobetasol Propionate 0.025% Cream in Indian Moderate-to-Severe Psoriasis Patients: Phase-2a, Randomized 3-Arm Study. Dermatol Ther (Heidelb). 2021 Aug 28. doi: 10.1007/s13555-021-00591-z. Epub ahead of print. PMID: 34453262.




383 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page