Cisteamina 5% vs Hidroquinona 4% no melasma

Olá meus amigos, espero que esteja todos bem!


Artigo novinho sobre tratamento de melasma com cisteamina e dessa vez os autores resolveram testar ela vs a hidroquinona 4% + ácido ascórbico 3%.


Já adianto que segundo os autores foi empate técnico.


Mas minha observação aqui é que novamente pacientes com melasma recalcitrante tiveram bons resultados. Não é o primeiro estudo que revela esse benefício da cisteamina, outras publicação de 2015 e 2018 também comprovaram isso.


Neste estudo, 80 pacientes foram divididos em 2 grupos: Os pacientes receberam creme de cisteamina 5% ou hidroquinona 4%/ácido ascórbico 3% (HC).

A resposta terapêutica foi avaliada após 2 e 4 meses de tratamento. O efeito do tratamento na qualidade de vida também foi avaliado.



Os resultados? A diminuição do escore de área e intensidade do melasma reduziu em ambos os grupos. O índice de melanina diminuiu também mas no mês 4 a hidroquinona levou vantagem. A qualidade de vida melhorou em ambos os grupos (p-valor < 0,05), mas não foi significativamente diferente entre os grupos (p-valor > 0,05).


Os autores concluíram que a cisteamina demonstrou ser um tratamento eficaz para o melasma, com resultados equivalentes aos da hidroquinona + Vit C na redução do escore do melasma e na melhora da qualidade de vida. A eficácia da cisteamina e hidroquinona foi confirmada em pacientes recalcitrantes a tratamentos anteriores, por uma redução significativa da intensidade e área da mancha e do índice de melanina.


Portanto um estudo que nos encoraja ainda mais a usar a fedida cisteamina (o odor é cheiro de enxofre), mas pra quem aguentar, vai ter bons resultados!


Abraços e bom final de semana pra todos!

Lucas Portilho


Sepaskhah M, Karimi F, Bagheri Z, Kasraee B. Comparison of the efficacy of cysteamine 5% cream and hydroquinone 4%/ascorbic acid 3% combination cream in the treatment of epidermal melasma. J Cosmet Dermatol. 2022 Jul;21(7):2871-2878. doi: 10.1111/jocd.15048. Epub 2022 May 16. PMID: 35510765.



#lucasportilho #icosmetologia #consulfarma #dermatologia #estética #farmaciaestetica #farmacia #biomedicinaestetica #esteticafacial #esteticacorporal #estetica #melasma #saudeestetica #protecaosolar #filtrosolar #harmonizacaofacial #esteticafacial

313 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram