top of page

Batalha dos Peptídeos: Acetylhexapeptide-3 vs Palmitoyl Pentapeptide-4

Atualizado: 16 de mai. de 2023

Olá meus Amigos!


Acabei de achar essa publicação que me surpreendeu, há alguns dias atrás estava palestrando e disse bem assim: “Faltam publicações sobre os efeitos dos peptídeos na pele...”

Aí vem o Pubmed e diz: “Então toma essa Lucas” 😂


Pesquisadores do departamento de dermatologia da universidade de Jakarta na indonésia resolveram testar os efeitos de dois peptídeos, que infelizmente eles não citam o nome comercial, mas baseado no mecanismo e sequencia de aminoácidos, temos no Brasil dois famosos semelhantes em nosso mercado: Argireline e Matrixyl (não sabemos se eles usaram exatamente essas marcas, mas como quero colocar em prática o que ensinaram, os dois vão servir de exemplo).


🟥 Resultado: O peptídeo Matrixyl-like pareceu demonstrar melhores resultados quando comparado ao Argireline, mas ambos funcionaram e foram superiores ao placebo.


🟨 Mas o ponto que quero destacar: os mecanismos desses peptídeos são bem diferentes.



⬛ os peptídeos como o Matrixil tem uma sequência: Pal-Lys-Thr-Thr-Lys-Ser-OH e atua como um ativo matrikina-like, além de preservar mais a fibronectina, uma importante proteína de conexão.


⬜ Já os peptídeos como o Argireline tem uma sequência: Acetyl-Glu-Glu-Met-Gln-Arg-Arg-NH2 e é famose por inibir a liberação de acetilcolina na fenda sináptica, além de aumentar a proliferação de fibroblastos in vitro.


Os dois apresentaram benefícios, mas sabendo que tais benefícios vieram de mecanismos diferentes, minha sugestão é:

🟥 Associar. Claro que novos estudos poderiam nos ajudar a esclarecer se haverá uma sinergia entre eles, minha hipótese é que sim.


Fica minha dica de leitura de hoje e aproveitem porque está liberado na íntegra.


Abraços

Lucas Portilho


Aruan RR, Hutabarat H, Widodo AA, Firdiyono MTCC, Wirawanty C, Fransiska L. Double-blind, Randomized Trial on the Effectiveness of Acetylhexapeptide-3 Cream and Palmitoyl Pentapeptide-4 Cream for Crow's Feet. J Clin Aesthet Dermatol. 2023 Feb;16(2):37-43. PMID: 36909866; PMCID: PMC10005804.


376 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page