top of page

Vitamina D-like em Dermocosméticos

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Olá meus Amigos! Ontem tive o prazer de fazer parte de uma live de lançamento do novo protetor com Zinco da empresa Mezzo.

A Joyce me convidou pra falar sobre os ativos que ela escolheu pra compor o produto e honestamente, 2 deles são meus ativos mais indicados, o Dragosine e o Vederine.

Hoje vou deixar a dica de leitura sobre a publicação de um dos ativos que citei acima.


Neste estudo, pesquisadores da Faculdade de Farmácia de Ribeirão Preto juntamente com um pesquisador da Silab (fabricante francês do Vederine) avaliaram os benefícios do Vederine em relação ao controle.


O resultado comprovou que a diminuição da perda de água transepidérmica e a melhora do microrrelevo foram observadas quando comparadas às áreas de veículo e controle após um período de 28 dias. E concluíram que o extrato de raiz de Cichorium intybus (Vederine) apresentou efeitos protetores e reestruturantes na pele e se destaca como um ingrediente inovador para melhorar a função de barreira da pele.



De fato o Vederine tem muitos testes interessantes, mas de onde vem esse apelo de “vitamina D-like”. A razão pra isso é que nos nossos queratinócitos, existe um receptor nuclear chamado VDR (vitamina D receptor) que quando ativado, sinaliza e favorece a transcrição de genes envolvidos na proliferação celular. O resultado é um aumento da espessura da epiderme. O Vederine atua aumentando a atividade do VDR (vitamina D receptor) e com isso contribui para o aumento da proliferação celular e junto com essa proliferação, vem a normalização das células da epiderme, a produção aumentada de filagrina e de lipídios da pele.


Minha sugestão de uso dele é 2%, mas infelizmente não temos mais esse ativo em farmácias de manipulação e pra usar ele, temos que comprar produtos industrializados que contenham ele, como o novo protetor Zn da Mezzo.


Abraços e tenham uma excelente terça-feira!

Lucas Portilho


Maia Campos PM, G Mercurio D, O Melo M, Closs-Gonthier B. Cichorium intybus root extract: A "vitamin D-like" active ingredient to improve skin barrier function. J Dermatolog Treat. 2017 Feb;28(1):78-81. doi: 10.1080/09546634.2016.1178695. Epub 2016 May 10. PMID: 27161285.

874 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page