top of page

Vitamina C vs ácido tranexâmico associados ao microagulhamento no melasma

Atualizado: 2 de jan. de 2023

Olá meus Amigos!


Hoje olha que estudo interessante esse estudo de meia face comparando vitamina C 20% associada a microagulhamento versus ácido tranexâmico 10% também associado a microagulhamento em mulheres com melasma.


Todos os pacientes receberam Ácido Tranexâmico no lado direito da face e Vitamina C no lado esquerdo sendo ambos os lados foram aplicados via microagulhamento de 0.5mm. Ao todo foram realizadas três sessões quinzenais.



Resultados: Após a primeira sessão, observou-se maior melhora com ácido tranexâmico. Ao final de 6 semanas, o índice de gravidade da área do melasma modificado, a avaliação global do médico e a avaliação global do paciente mostraram melhora significativa tanto com ácido tranexâmico quanto com vitamina C. No entanto, a diferença entre eles não foi estatisticamente significativa (p>0,05).


Os autores concluíram que o ácido tranexâmico quanto a vitamina C são terapias potentes para o melasma como adjuvante ao microagulhamento.


Embora na metodologia não cite a vitamina C utilizada, na introdução do artigo é citado o ácido ascórbico, mas senti falta do valor de pH final da formulação, pois na prática, pode ocorrer um certo desconforto ao aplicar microagulhamento com ácido ascórbico. A explicação por não ser citado nenhum desconforto pode ter sido em função dos participantes terem recebido um creme anestésico antes da aplicação.


Fica minha dica de leitura de hoje!

Abraços

Lucas Portilho


Raza MH, Iftikhar N, Anwar A, Mashhood AA, Tariq S, Bin Hamid MA. Split-Face Comparative Analysis Of Micro-Needling With Tranexamic Acid Vs Vitamin C Serum In Melasma. J Ayub Med Coll Abbottabad. 2022 Jan-Mar;34(1):169-172. doi: 10.55519/JAMC-01-9840. PMID: 35466647.


891 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page