top of page

Biotina 10mg/dia nos efeitos adversos da Isotretinoína

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Em 2019 o FDA incluiu a alopecia como um efeito colateral da isotretinoína oral, mais conhecido aqui no Brasil como Roacutan. Os efeitos colaterais na mucosa já são bem conhecidos, mas confesso que não tinha me atentado na questão da alopecia e também do comprometimento do metabolismo da biotina.

Este novo estudo submeteu 60 pacientes, que foram divididos em dois grupos. Cada grupo continha 30 pacientes. Os grupos A e B receberam 0,5 mg / kg / dia de isotretinoína, porém o Grupo B recebeu também 10 mg /dia de suplemento de biotina. Ambos os grupos foram avaliados usando um dermatoscópio digital para avaliar mudanças relacionadas ao fios e com um dispositivo DermaLab® Combo eles avaliaram a perda de água, a retração da pele, hidratação da pele e níveis de sebo no início e no final do quarto mês.

Resultados: No grupo B, a proporção do fios na fase anágena aumentou e a proporção do fios na fase telógena diminuiu significativamente (P = 0,003). O sebo cutâneo e os valores de retração cutânea diminuíram em ambos os grupos. A hidratação da pele diminuiu significativamente no grupo A (P = 0,001), mas não houve diminuição significativa no grupo B (P = 0,43).

Conclusão: Biotina (10 mg / dia) administrada em associação com o tratamento com isotretinoína diminuiu a fase telógena e aumentou as taxas de fios na anágena e ajudou a manter a hidratação da pele dos participantes do estudo. O uso de biotina 10 mg / dia pode prevenir os efeitos adversos mucocutâneos do tratamento com isotretinoína.


Abraços!

Lucas Portilho



Aksac SE, Bilgili SG, Yavuz GO, Yavuz IH, Aksac M, Karadag AS. Evaluation of biophysical skin parameters and hair changes in patients with acne vulgaris treated with isotretinoin, and the effect of biotin use on these parameters. Int J Dermatol. 2021 Mar 8. doi: 10.1111/ijd.15485. Epub ahead of print. PMID: 33682085.


Venha estudar no meu Instituto de Cosmetologia
www.icosmetologia.com.br

375 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page