top of page

Ácido Glicólico e Colágeno

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Em um dos meus vídeos postados no Instagram, eu tinha falado sobre o efeito do ácido glicólico nos inflamassomas. Gravei esse vídeo logo que vi uma publicação que afirmava que o glicólico era um potencial anti-inflamatório.

Muita gente me perguntou qual a concentração, porém naquele estudo não tinha sido citado concentração e o pH citado era muito vago.

Nós ficamos filosofando sobre qual seria a melhor concentração, melhor pH e eis que finalmente um novo estudo saiu deu uma luz bem interessante sobre esse tema.


Novo estudo


Esse novo estudo foi feito em modelo ex-vivo. Os pesquisadores usaram pele proveniente de cirurgia plástica de um paciente e usaram diversas concentrações de ácido glicólico em pH 4,0. Usaram concentrações que variaram de 3% até 10% do ácido glicólico. Em pH 4,0 e na concentração de 10% eles observaram um aumento significativo do colágeno e o melhor, não houve indução de inflamação.

Então, fica dica pra vocês: em home care, usem glicólico em pH 4,0 e na concentração de 10% quando vocês desejarem usar o glicólico como um anti-idade. Assim, você garante um produto mais seguro e o aumento de colágeno. Obviamente, também teremos todos os benefícios que a gente já conhece do assunto glicólico, como estímulo da renovação celular, redução da adesão dos corneócitos e estímulo do turnover celular.


Esse estudo foi um dos primeiros que eu vi que comprova o aumento do colágeno através do uso do ácido glicólico. Sabemos que pH 4,0 não é um pH tão alto e não vai causar nenhum tipo de inflamação, isso foi o que esse estudo também contribuiu e eu achei muito interessante porque agora temos um embasamento científico mostrando que o ácido glicólico pode ser um anti-inflamatório e um indutor de colágeno além de todos os benefícios que a gente já conhece sobre ele.


Lembrando que essas informações são exclusivas para Profissionais da saúde. Se você não é, procure um Profissional habilitado!


Abraços

Lucas Portilho


Narda M, Trullas C, Brown A, Piquero-Casals J, Granger C, Fabbrocini G. Glycolic acid adjusted to pH 4 stimulates collagen production and epidermal renewal without affecting levels of proinflammatory TNF-alpha in human skin explants. J Cosmet Dermatol. 2020 Jun 24. doi: 10.1111/jocd.13570. Epub ahead of print. PMID: 32583600.



197 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page