top of page

Qual o melhor procedimento para permeação dérmica de ativos?

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Olá meus Amigos!


Começo essa semana com uma bomba!

Aceito comentários porque pra mim foi uma surpresa.


Dois pesquisadores Alemães acabaram de publicar esse estudo que compara 5 técnicas para avaliar qual promove maior permeação de ativos.


• Massagem

• Ultrassom

• Microdermabrasão

• Tape stripping

• Microagulhamento


Quem ganhou?


🏆 Os resultados mostram que o microagulhamento foi a ferramenta mais eficaz. Aumentou a eficácia de penetração (quantidade de ativo penetrado e profundidade de penetração) por um fator> 2.


A microdermoabrasão e o tape stripping (remoção da pele com fita adesiva) reduzem a função de barreira e aumentam a eficácia de penetração. A microdermoabrasão removeu cerca de 23% do estrato córneo, a remoção da fita removeu cerca de 34% do estrato córneo e, portanto, resultou em um aumento ligeiramente mais pronunciado na eficácia de penetração (+31% após a remoção da fita e + 18% após microdermoabrasão).



A massagem e o tratamento da pele com ultrassom diminuíram a eficácia de penetração em cerca de um terço quando comparada à pele onde as formulações foram aplicadas sem nenhum tratamento mecânico. O efeito redutor da penetração é causado pelo estresse mecânico (pressão), que reduz a espessura do estrato córneo. O aumento da densidade do estrato córneo é considerado uma diminuição do espaço intercelular dentro do estrato córneo e com isso o fluxo para compostos químicos.


Portanto, massagens e outros tratamentos mecânicos que aumentam a densidade do estrato córneo devem ser evitados se uma penetração dérmica eficiente for necessária.


A grande polêmica fica em relação ao ultrassom. Mas fica minha dica de hoje para leitura.


Abraços e tenham todos uma excelente semana!

Lucas Portilho


Kaushik V, Keck CM. Influence of mechanical skin treatment (massage, ultrasound, microdermabrasion, tape stripping and microneedling) on dermal penetration efficacy of chemical compounds. Eur J Pharm Biopharm. 2021 Sep 8:S0939-6411(21)00235-6. doi: 10.1016/j.ejpb.2021.09.003. Epub ahead of print. PMID: 34508806.




777 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page