Nova Formulação para Dermatite Atópica

Bom dia! Trago novidades e hoje tem formulação. Gosto muito quando os ativos citados em estudos estão disponíveis aqui no Brasil. É o caso do Defensil®, citado nesse estudo recente para tratamento da dermatite atópica.

Os autores iniciam citando a busca na dermatologia moderna por produtos livres de corticoides para tratamento e controle dessa disfunção da pele e complementam que poucos estudos comparam novas associações aos hidratantes com ureia comumente usados em pacientes com dermatite atópica.

Eles selecionaram 38 pacientes com reações bem similares dos dois lados do corpo e aplicaram de um lado o hidratante com 5% de ureia e do outro lado um hidratante contando Defensil®, 5% de pantenol e ceramidas.

No final do estudo, na quarta semana, os parâmetros do creme com Defensil®, 5% de pantenol e ceramidas foi mais bem avaliado quando comparado com a ureia.

O Defensil® é fabricado pela empresa suíça Rahn, e quem representa eles aqui no Brasil é a VPK Farma, que vende matérias-primas para farmácias de manipulação, portanto é possível manipular essa combinação. Sugiro usar 5% Defensil®, que alías tem estudo comprovando que te ação corticoid-like. É uma mistura Octyldodecanol, Echium Plantagineum Seed Oil, Helianthus Annuus Seed Oil Unsaponifiables, Cardiospermum Halicacabum Flower / Leaf/Vine Extract e Tocopherol derivados de 3 plantas diferentes.


Minha sugestão de formulação:


Defensil®________________________5%

Pantenol ________________________5%

Ceramida III_____________________0,5%

Creme base propilenoglicol free qsp 100g


Abraços e boa quinta-feira pra todos!

Lucas Portilho


Somjorn P, Kamanamool N, Kanokrungsee S, Rojhirunsakool S, Udompataikul M. A cream containing linoleic acid, 5% dexpanthenol and ceramide in the treatment of atopic dermatitis. Asian Pac J Allergy Immunol. 2021 Apr 18. doi: 10.12932/AP-230920-0969. Epub ahead of print. PMID: 33865303.





899 visualizações0 comentário
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram