top of page

Melatonina em Cosméticos

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Ontem me deparei com esse estudo que honestamente não conhecia.

Sim meus amigos, a melatonina não é apenas usada para uso interno. Em formulações cosméticas pode ser utilizada para inúmeras finalidades e listei uma série delas abaixo, mas não deixe de ler esse estudo feito por pesquisadores Espanhóis que comparou o efeito do licopeno com a melatonina e apesar de não encontrarem diferença entre as duas substâncias, em todos os parâmetros avaliados como hidratação, efeito antioxidante, eritema e elasticidade da pele as formulações com licopeno e/ou melatonina foram superiores ao placebo.


Melatonina protege os fibroblastos do estresse UV induzido.

Melatonina aumenta a viabilidade dos fibroblastos.

Melatonina reduz MMMPs (metaloproteinases de matriz), talvez essa seja a forma que essa molécula protege os fibriblastos.

Melatonina reduz fase telógena em mulheres com alopecia androgenética.


A concentração de uso nesse estudo que recomendo hoje foi de 2%. Um pouco alta na minha modesta opinião, tendo em vista que a permeação dela é bem fácil na pele por ser uma molécula pequena e anfifílica. Outros estudos que tenho lido indicam concentrações tópicas de 0,1%.


Outro ponto legal é lembrar que a melatonina tópica é considerada um ingrediente cosmético.

Enfim, fica aqui minha dica de hoje! Boa leitura e tenham um excelente dia!

Abraços

Lucas Portilho


Marchena AM, Franco L, Romero AM, Barriga C, Rodríguez AB. Lycopene and Melatonin: Antioxidant Compounds in Cosmetic Formulations. Skin Pharmacol Physiol. 2020;33(5):237-243. doi: 10.1159/000508673. Epub 2020 Oct 16. PMID: 33070140.





568 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page