top of page

Melasma e sua relação com a barreira cutânea

Boa noite meus Amigos!


Hoje trago uma publicação nova que abordou a relação de algumas citocinas inflamatórias, a filagrina e o melasma.

Em relação as citocinas, nenhuma novidade, mas a filagrina e melasma primeira vez que vejo e achei bem curioso.


Vinte pacientes com melasma malar foram incluídos neste estudo.

Os resultados mostraram que os valores de eritema e a perda de água transepidermal (TEWL) foram maiores no melasma do que na pele não afetada. A profilagrina aumentou à medida que TEWL diminuiu gradualmente, enquanto a filagrina e IL-17 foram maiores na área do melasma melasma.

Este estudo encontrou inflamação subclínica na pele adjacente ao melasma, disfunção da barreira epidérmica em lesões associadas à inflamação crônica e processo de diferenciação anormal promovendo aumento da filagrina.



Os pesquisadores concluíram que deve haver um maior cuidado em preservar a integridade do estrato córneo facial nos pacientes com melasma.


Reunindo o conhecimento que temos até hoje, já sabemos que o melasma é uma disfunção relacionada ao envelhecimento e já ensino em minhas aulas como preservar a junção dermo epidérmica, mas agora vou incluir ativos que preservam a epiderme como um todo.


Se querem uma sugestão: abuse dos óleos vegetais e manteigas e fatores de crescimento, assim mantemos a integridade da epiderme.


Grande abraço a todos!

Lucas Portilho

527 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page