top of page

L-Carnitina tópica no tratamento da seborreia

Olá meus Amigos!


Não, vc não leu errado, e eu também fiquei surpreso ao encontrar essa publicação.

Essa é minha sugestão de leitura de hoje.


🟪 Pesquisadores resolveram comparar a eficácia de um hidratante contendo 2% de l-carnitina ou 5% de epigalo catequina galato (EGCG) isoladamente no controle da oleosidade e o efeito sinérgico desses dois ativos.


Infelizmente se me pergutarem qual epigalo catequina galato (EGCG) foi usado não saberei dizer por que não foi detalhado na metodologia, já mandei e-mail aos autores, mas eles raramente respondem.


OK, deixando o EGCG vamos focar na L-Carnitina, uma substância fácil de ser encontrada e fácil de trabalhar (até demais, ela é extremamente higroscópica, na minha época de encapsulador era o terror, em minutos interagia com a água do ambiente e ficava toda grudenta 😊).



Na metodologia é citado que na base do hidratante foi usado dimenticone (um silicone) e glicerina.


🟨 O resultado mostrou efeito benéfico na redução do sebo com melhora da hidratação da pele em pessoas com seborreia, deixando os particopantes satisfeitos na avaliação subjetiva. O grupo EGCG e o grupo combinado mostram o maior efeito anti-sebo do que o grupo l-carnitina.


🟧 O ponto de atenção aqui é: faltou um creme base, sem nenhum ativo, pois sabemos que a glicerina gera uma hidratação importante para a pele e que o resultado pode ter sido influenciado por esse ativo.


Mas independente disso, gostei da novidade e vou testar aqui no laboratório.


L-Carnitina 2%. Em relação ao EGCG temos poucas opções, não queria usar o extrato de chá verde, mas vou esperar os autores responderem pra ser mais assertivo.


Abraços pra todos e boa leitura, o estudo está liberado na íntegra.


Lucas Portilho


Detudom P, Kamanamool N, Paichitrojjana A, Udompataikul P, Udompataikul M. Efficacy of anti-sebum moisturizing cream containing 2% l-carnitine and 5% epigallocatechin gallate in seborrhea: A randomized clinical trial. J Cosmet Dermatol. 2023 May 17. doi: 10.1111/jocd.15816. Epub ahead of print. PMID: 37194909.



421 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page