top of page

Hidratação de verdade: cada detalhe importa

🟦 Olá meus amigos! Espero que estejam todos bem.


Hoje me peguei lembrando de como “enganamos” nossa pele quando o assunto é pele seca e hidratação. Os maiores responsáveis por isso são os produtos com óleo mineral e petrolatos. O uso dessas matérias primas dá um brilho imediato na pele e satisfaz momentaneamente o consumidor ou paciente que está com a pele ressecada. Mas aqui entre nós...zero ação biológica, ou seja, o motivo real que está causando o ressecamento não será resolvido com hidratantes que contém óleo mineral.


🟧 Por isso gosto dos óleos vegetais: estes sim, devido a sua composição que pode variar em ácidos graxos e outras substâncias ativas, garante maior chance de aumento de proliferação e diferenciação das células da epiderme.


🟧 Agora vamos ao detalhe do detalhe: uma pele que produz ceramidas, ácidos graxos e colesterol normalmente ainda pode apresentar ressecamento por falta de algumas enzimas.

Meu post vai ser focado nesse estudo que compartilho hoje, falando sobre a bleomicina hidrolase. A principal função dela é responsável pela degradação final da proteína filagrina, levando a uma maior formação de aminoácidos no estrato córneo, resultando em maior hidratação.



Fiz uma pesquisa rápida e o único ativo que encontrei que comprovadamente aumenta a expressão da bleomicina é uma forma etilada de vitamina C chamado de 3-O-ETHYL-L-ASCORBIC ACID. Aqui no Brasil encontramos como ET-VC ou Specwhite.


O uso pode variar entre 3 e 15%, mas como o custo dessa matéria prima é alto, recomendo usar com moderação.


🟧 Mas ao utilizar, garantimos uma maior hidratação através de um detalhe super importarte, manter a reservatório de aminoácidos na pele.


Fica minha dica de leitura de hoje.

Grande abraço!


Lucas Portilho


832 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page