top of page

Estresse oxidativo sistêmico e melasma

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Olá meus Amigos!


🟨 Um estudo recém publicado nos faz pensar que somente clareadores tópicos não sejam o suficiente para um tratamento efetivo em pacientes com melasma.


O que os autores avaliaram foi o papel do estresse oxidativo no melasma e a relação entre o estresse oxidativo sistêmico e a gravidade e extensão desta doença.


🟪 Para isso, eles mediram os níveis sanguíneos de superóxido dismutase (SOD), glutationa peroxidase (GPX), catalase (CAT), malondialdeído (MDA), proteína carbonilada (PC), selênio (Se), vitamina E (vit E), e vitamina C (vit C) de cinquenta pacientes com melasma foram comparados com os de cinquenta controles.



🟩Os resultados mostraram que os níveis MDA, um marcador importante de estresse oxidativo, foi significativamente maior no grupo melasma, além disso, o nível sérico de vit C foi significativamente menor em pacientes com melasma.


🟩Conclusão: O estresse oxidativo sistêmico tem papel fundamental na etiopatogenia do melasma. As concentrações séricas de MDA e vitamina C são indicadores desse comprometimento.


Por isso usar antioxidantes orais, que alías é isso que meu amigo @profluizmoreira vai ensinar domingo no curso DespigMente 5.0.


Abraços e vale a pena a leitura!

Lucas Portilho


Rahimi H, Mirnezami M, Yazdabadi A, Hajihashemi A. Evaluation of systemic oxidative stress in patients with melasma. J Cosmet Dermatol. 2023 Jul 18. doi: 10.1111/jocd.15924. Epub ahead of print. PMID: 37461812.


441 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page