• Lucas Portilho

Como o Ácido Glicólico age na pele

Muitos conhecem o ácido glicólico como um estimulador da renovação celular, mas muitos não sabem que ele pode também ser um anti-inflamatório.

Todos nós sabemos que o ácido glicólico é concentração e pH dependente, ou seja quanto mais você usar e quanto menor for pH maior será a intensidade da ação do ácido glicólico. Um exemplo, se eu quero fazer um peeling bem potente, devemos usar concentração que podem chegar a 50% e pHs muito baixos.

Novas evidências

Mas o que eu queria compartilhar com vocês, são as novas evidências que mostram que o ácido glicólico em pequenas concentrações tem ação anti-inflamatória. É isso mesmo, ele consegue silenciar alguns inflamassomas, que são proteínas que disparam uma sinalização que as células liberem citocinas pró-inflamatórias.

Portanto, enquanto na clínica você pode utilizar o a ácido glicólico em altas concentrações, no home care o paciente pode continuar utilizando, mas em pequenas concentrações (de 3% a 10%) em pHs mais altos. Recomendo pH 4,0 – 4,5 assim, não apenas evitamos a inflamação, mas contribuímos com uma ação inflamatória.


Muitos profissionais preferem indicar pHs mais baixos no homecare pensando que conseguirão um efeito mais rápido, e isso é interessante em tratamentos onde queremos rápida renovação celular. No entanto, em pacientes com melasma, acne inflamatória, por exemplo, não é nem um pouco inteligente gerar mais inflamação. Tanto as manchas quanto a acne podem piorar. E é justamente nestes casos que a gente não deve exagerar no pH e na concentração.

Lembrando que essas informações são para Profissionais, se você está lendo esse artigo e não é, procure um profissional habilitado para cuidar da sua pele.

Abraços

Lucas Portilho

Soleymani T, Lanoue J, Rahman Z. A Practical Approach to Chemical Peels: A Review of Fundamentals and Step-by-step Algorithmic Protocol for Treatment. J Clin Aesthet Dermatol. 2018 Aug;11(8):21-28. Epub 2018 Aug 1. PMID: 30214663; PMCID: PMC6122508.

Hung SJ, Tang SC, Liao PY, Ge JS, Hsiao YP, Yang JH. Photoprotective Potential of Glycolic Acid by Reducing NLRC4 and AIM2 Inflammasome Complex Proteins in UVB Radiation-Induced Normal Human Epidermal Keratinocytes and Mice. DNA Cell Biol. 2017 Feb;36(2):177-187. doi: 10.1089/dna.2016.3471. PMID: 28112987.



  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
revista,bannersite.jpg

© 2010 lucasportilho.com • Todos os direitos reservados.