top of page

Como a Vitamina C Clareia a Pele?

Você já ouviu falar de acidificação melanocítica? É um nome complicado, mas pra algo muito simples de entender. É o processo no qual a vitamina C consegue diminuir o pH do meio intracelular nos melanócitos e inibir a melanogênese.

Relação entre pH e produção de melanina

Nós já sabemos que para que a melanogênese ocorra há necessidade de que a tirosinase, uma enzima bem importante que inicia a cascata de formação da melanina, tanto a mais clara quanto a mais escura, esteja em meio próximo da neutralidade, ou seja, um meio quase alcalino. Quando usamos vitamina C na pele, por ser hidrossolúvel, ela vai ficar dissolvida no citoplasma e ocorre a chamada acidificação do melanócito. Damos o nome pra esse processo, acidificação melanocítica. Devido a essa diminuição do pH teremos uma menor atividade da tirosinase, menor atividade da tirosinase significa menos melanina formada e menos melanina formada significa pele mais clara.


Novo estudo publicado

Isso foi o que um estudo recente nos mostrou. Na publicação, foram testadas três tipos de vitamina C: o ácido ascórbico , 3-O-Ethyl acorbic acid (ET-VC) e o magnésio ascorbil fosfato.

De todas as 3 formas testadas, o ácido ascórbico é o que fica em pH mais ácido e teoricamente ele seria mais potente.

No entanto, este estudo em questão não teve o intuito de avaliar o efeito comparativo entre eles, mas mostrou que independente da forma de vitamina C, nós esperamos uma acidificação melanocítica e consequentemente uma menor síntese de melanina. Aqui no Brasil temos as 3 formas citadas no estudo. Fica minha dica pra vocês utilizarem em protocolos de clareamento ou desenvolvimento de produtos.

Abraços

Lucas Portilho



793 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page