top of page

Bioestimulador em pacientes com melasma

Olá meus Amigos!


Tema polêmico hoje hein! Já aviso que vai gerar discussão saudável!


🟥 O artigo que sugiro que leiam hoje é sobre o comparativo entre o efeito inflamatório de dois bioestimuladores, a Calcium hydroxylapatite (Radiesse®) e o Poly- L- lactic acid (PLLA) Sculptra®.


🟧 No estudo, os autores avaliaram a ativação das vias inflamatórias que estimulam a reparação e a produção do colágeno.


🟨 Os resultados sugerem um baixo potencial inflamatório para hydroxylapatite em comparação com PLLA, o que é consistente com pesquisas anteriores que não conseguiram identificar uma resposta inflamatória à matriz de gel de hydroxylapatite.



🟦 Existem várias hipóteses para explicar o modo de ação aparentemente único do hydroxylapatite. Entre essas hipóteses estão publicados modelos dela gerando quimioatração para regular positivamente fibroblastos e formação de novo colágeno por meio de interações diretas entre fibroblastos e microesferas de hydroxylapatite.


🟪 Fazendo um link agora com pacientes com melasma inflamatório. Seria um risco expor pacientes com predisposição a melasma a bioestimuladores como o PLLA, que tem como mecanismo gerar inflamação?


🟨 Ou seria mais seguro usar a hydroxylapatite? Eu optaria por essa.


Estudo bem interessante, pois aborda em detalhes mecanismos dos bioestimuladores.

Vale a leitura!


Abraços

Lucas Portilho


Nowag B, Schäfer D, Hengl T, Corduff N, Goldie K. Biostimulating fillers and induction of inflammatory pathways: A preclinical investigation of macrophage response to calcium hydroxylapatite and poly-L lactic acid. J Cosmet Dermatol. 2023 Aug 18. doi: 10.1111/jocd.15928. Epub ahead of print. PMID: 37593832.


573 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario


Denise Zambanini
Denise Zambanini
04 sept 2023

olá , mesmo o estudo sendo patrocinado pela da Merz ? nada contra porque minha preferencia é pelo Radiesse mas ....

Me gusta
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page