top of page

Arbutin vira hidroquinona na pele?

Atualizado: 2 de jan. de 2023

Olá meus amigos!


O estudo que trago hoje é antigo, mas o tema é bem atual.

Muitos anos atrás eu fiz um dossiê para embasar que um produto contendo arbutin da empresa na qual eu trabalhava era seguro para ser usado como clareador mesmo em gestantes e lactantes.


Mas depois parei de indicar em função desse estudo que sugiro que leiam.

Olhem na imagem e perceberão que o arbutin é na verdade a hidroquinona ligada uma molécula de D-glicose.


Molécula do arbutin e da hidroquinona

Não existe um consenso geral se o arbutin é convertido em hidroquinona e glicose. Alguns autores já afirmaram que essa decomposição não pôde ser observada, mas o experimento deste estudo que trago hoje, afirma que quando o arbutin é aplicado na pele, a hidroquinona pode ser produzida por ação de microrganismos da pele. Portanto, permanece a possibilidade de que uma pequena quantidade de hidroquinona, que pode ser produzida como produto da decomposição do arbutin, contribua para a inibição da síntese de melanina ou a inativação de tirosinase nas células.


Vale lembrar que não existem evidências de toxicidade relacionada ao uso do arbutin, portanto essa possível conversão não causa leucomelanodermia em confete e nem ocronose, que aliás também não acontecem frequentemente com a hidroquinona.



Mas minha maior preocupação e alerta e em relação a pacientes gestantes que podem interpretar esse uso do arbutin, como uma forma disfarçada de usar hidroquinona e como a hidroquinona não é recomendada na gestação, isso pode gerar uma revolta que pode se virar contra o profissional que prescreveu ou indicou. O arbutin é um ingrediente cosmético, portanto pode ser usado por qualquer profissional da saúde.


Fica minha dica de leitura de hoje e conselho pra evitar possíveis transtornos.

É fácil trocar o arbutin em gestantes, use por exemplo o Symwhite 337 (INCI Name: Phenylethyl Resorcinol) 0,5%. Também é um inibidor de tirosinase e zero polêmica.


Abraços e bom final de semana pra todos!

Lucas Portilho


Bang SH, Han SJ, Kim DH. Hydrolysis of arbutin to hydroquinone by human skin bacteria and its effect on antioxidant activity. J Cosmet Dermatol. 2008 Sep;7(3):189-93. doi: 10.1111/j.1473-2165.2008.00387.x. PMID: 18789053.


774 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page