top of page

A Vitamina C do Momento na Dermatologia

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Pra quem me acompanha sabe que sempre oriento os alunos a dar os respectivos nomes quando falamos de vitamina C, pois existem tantas formas (nesse curso online explico todas as diferenças entre elas).


Entre as várias formas de vitamina C existe a versão etilada do ácido ascórbico, chamado de 3-O-ethyl ascorbic acid. Um dos nomes comerciais dessa matéria-prima é ET-VC e já temos ela disponível aqui no Brasil. Eu inclusive já formulei emulsões e séruns com ela. Tem um custo alto, portanto recomendo maneirar na concentração.

Eu já postei anteriormente o potencial dessa molécula em fazer a acidificação intramelanocítica para reduzir a atividade da tirosinase e o próprio fabricante possui testes demonstrando que o ET-VC pode aumentar a filagrina e outras enzimas importantes que formam o fator natural de hidratação da pele. Outro benefício dessa forma de vitamina C é a proteção contra luz azul e ainda posso destacar que ela não oxida facilmente como o ácido ascórbico. Minha sugestão de leitura de hoje é um artigo novo publicado por pesquisadores de Taiwan que comprovou que o ET-VC vai muito além da acidificação melanocítica ou aumento da filagrina e proteção contra luz azul. Os pesquisadores mostraram que o ET-VC atua em diversas vias de formação da melanina como diminuição do receptor MCR-1, redução das enzimas TRP-1 e TRP-2, ambas responsáveis pela formação de melanina mais escura. Além disso, foi demostrado efeito de aumento da autofagia (limpeza celular) e aumento do NRF-2, um fator de transcrição responsável pela formação de antioxidantes endógenos.


Por isso não posso deixar de ressaltar que essa forma de vitamina C está ganhando minha atenção.

Abraços e excelente quarta a todos!

Lucas Portilho



Chen SJ, Hseu YC, Gowrisankar YV, Chung YT, Zhang YZ, Way TD, Yang HL. The anti-melanogenic effects of 3-O-ethyl ascorbic acid via Nrf2-mediated α-MSH inhibition in UVA-irradiated keratinocytes and autophagy induction in melanocytes. Free Radic Biol Med. 2021 Jul 24:S0891-5849(21)00429-9. doi: 10.1016/j.freeradbiomed.2021.07.030. Epub ahead of print. PMID: 34314818.




1.161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page