top of page

Simbióticos no Tratamento do Melasma

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Simbióticos no tratamento do melasma


Existem muitos ativos tópicos pra tratamento do melasma, muito mais quando comparado com os ativos de uso oral. Um recente estudo avaliou uma combinação de simbióticos pra clareamento do melasma através de mecanismos antioxidantes, anti-inflamatória e inibidor da tirosinase. Além disso, essa classe de ativos ainda contribui pra melhorar a firmeza e hidratação da pele.


O que são simbióticos?


Simbióticos são misturas de prebióticos e posbióticos responsáveis por manter a microbiota intestinal. São muito utilizados em terapias para obesidade.

O simbiótico utilizado no estudo foi uma combinação de Lactococcus lactis, Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei, Bifidobacterium longum, Bifidobacterium infantis, Bifidobacterium bifidum e fruto-oligosacarídeo.


Desenho do estudo


O estudo foi duplo-cego e randomizado onde as 30 voluntárias com melasma utilizaram 1 sache da composição do simbiótico e o outro grupo com 30 voluntárias recebeu placebo por semanas. Os voluntários foram acompanhados por dermatologistas.

Resultados


A severidade do melasma melhorou gradualmente a cada avaliação dos voluntários pelos dermatologistas e foi significativamente melhor quando comparado com o placebo, além disso, através do uso do equipamento Mexameter MX 18®, a melanina e eritema também melhoraram.


Recomendo fortemente que todos os Profissionais da Estética usem tratamentos orais associados com ativos de uso tópico.


Abraços

Lucas Portilho


Piyavatin P, Chaichalotornkul S, Nararatwanchai T, Bumrungpert A, Saiwichai T. Synbiotics Supplement Effectively Improves Melasma. J Cosmet Dermatol. 2021 Jan 21. doi: 10.1111/jocd.13955. Epub ahead of print. PMID: 33474815.

558 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page