top of page

Revisitando a Pirâmide da Beleza da Pele

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Essa mulher é demais! Zoe Diana Draelos é uma cientista que contribui muito para o mundo da Cosmetologia dentro da Dermatologia. Já tive a alegria se assistir sua palestra em um Meeting nos Estados Unidos em 2019.


E minha dica de leitura de hoje é justamente um artigo recente publicado por ela sobre a camada “Pirâmide da Beleza”. Outro ponto legal aqui é que ela deixou em caixa alta no abstract do artigo que o mesmo deve ser publicado na íntegra gratuitamente.


Segundo a nova “Pirâmide da Beleza”, a base da pirâmide é formada pelos cuidados relacionados com os fatores externos, como proteção solar, ativos antipoluição, ativos contra poluição digital (luz azul), ativos que minimizam o efeito da fumaça de cigarro, ativos que regulam o ciclo circadiano da pele, que controlem a temperatura e que modulem o microbioma da pele.

O meio da pirâmide é formado por ativos voltados para renovação celular, hidratação, esfoliação e aumento do turnover celular.

E no topo da pirâmide temos a presença de ativos focados na derme como peptídeos e fatores de crescimento.


Figura 1. Pirâmide da beleza da pele, segundo Zoe Diana Draelos.


Algo que foi adicionado na nova pirâmide foi a proteção ao DNA, afinal de contas, não adianta um protetor solar evitar a vermelhidão e não proteger o bem mais importante das células da pele, o DNA. A proteção contra a luz visível e infravermelho também são citados.


Nos ativos citados como o meio da pirâmide temos ácido hialurônico, Sodium PCA, lactato de sódio, propilenoglicol, butilenoglicol, além dos alfa hidroxiácidos, beta hidroxiácidos e retinóides com suas diferentes formas (ácido, palmitato, éster).


Vale muito a pena ler e guardar esse artigo para sempre lembramos do que é elementar quando pensamos em tratamento de pele.


Abraços e boa quinta-feira pra todos!


Lucas Portilho


Draelos ZD. Revisiting the Skin Health and Beauty Pyramid: A Clinically Based Guide to Selecting Topical Skincare Products. J Drugs Dermatol. 2021 Jun 1;20(6):695-699. doi: 10.36849/JDD.2021.5883. PMID: 34076396.



369 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page