top of page

Reduzindo rugas modulando os adipócitos

Olá meus Amigos! Espero que estejam todos bem!


Minha dica de leitura vai hoje para esse estudo publicado por brasileiros.


Nas minhas aulas de envelhecimento da pele eu falo bastaste de camadas da pele onde podemos melhorar e prevenir o aspecto das linhas de expressão e rugas, geralmente eu foco mais na epiderme e derme.


Mas sabiam que podemos reduzir os sinais modulando os adipócitos da camada subcutânea?


Neste estudo os pesquisadores avaliaram o efeito do Thymus vulgaris associado à lecitina nas rugas faciais, linhas de expressão e remodelação oval da face usando um ensaio clínico duplo-cego placebo controlado, além de ensaios de cultura celular in vitro.

Foi comprovado que o Thymus vulgaris possui capacidade de modular os adipócitos e aumentar sua proliferação, além de deixar eles maiores. Vamos lembrar aqui que na face a redução de gordura deixa a pele com um aspecto “chupado”, e muitas pessoas buscam preenchedores para resolver esse problema.



O estudo apresenta várias fotos impressionantes de antes e depois com redução de linhas nas regiões periorbitais, periorais e nasolabiais.

Os pesquisadores concluíram que o ativo é uma alternativa antienvelhecimento tópica inovadora e segura que promove o aumento do tecido adiposo pela estimulação da adipogênese através da regulação positiva da expressão de PPAR-γ (fator de transcrição) e produção de adiponectina.


A notícia boa é que esse ativo existe aqui no Brasil. É produzido pela empresa Chemyunion e chama Cellfie. As farmácias de manipulação conseguem comprar na distribuidora I9 Magistral.


Minha sugestão de uso é de 2%, duas vezes ao dia e não se esqueçam de associar com outros ativos. A penetração dele é garantida porque o ativo é nanoencapsulado, exatamente para poder chegar na camada subcutânea.


Abraços e boa leitura!


Caverzan J, Mussi L, Sufi B, Padovani G, Nazato L, Camargo FB Junior, Magalhães WV, Di Stasi LC. A new phytocosmetic preparation from Thymus vulgaris stimulates adipogenesis and controls skin aging process: In vitro studies and topical effects in a double-blind placebo-controlled clinical trial. J Cosmet Dermatol. 2021 Jul;20(7):2190-2202. doi: 10.1111/jocd.13818. Epub 2020 Nov 10. PMID: 33169920.

617 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page