top of page

Protetor Solar Pós Microagulhamento

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Nossos amigos Pesquisadores aqui do Brasil mandaram muito bem, participaram desse estudo meus queridos colegas que admiro muito Joyce Rodrigues, CEO da Mezzo Dermocosméticos, a Profa. Patrícia Froes e o Prof. Fábio Borges.


A Joyce Rodrigues conheço a anos e seu espírito de inovação e empreendedorismo sempre nos manteve conectados, já o Fábio e Patrícia, tive a felicidade de conhecer nas estradas das palestras que sempre compartilhávamos e nos encontramos inúmeras vezes em eventos. Na sala dos palestrantes, um local reservado para os professores, a gente sempre teve altos papos científicos e a simpatia de todos sempre me trouxe uma alegria muito grande, pois famosos como são, as vezes a gente pensa que podem ser um pouco metidos, mas que nada, são gente como a gente.


Neste estudo que recomendo fortemente que todo profissional da estética leia, eles avaliaram a aplicação de uma formulação de protetor solar 100% mineral logo após o procedimento de microagulhamento em uma paciente que iria participar de uma abdominoplastia vs um protetor solar contendo filtros químicos e minerais.

A avaliação de permeação foi feita na Unicamp onde foi observado que o protetor químico + mineral permeou, porém o protetor 100% mineral não.

Foi sem dúvida o primeiro trabalho nesse sentido e que nos deu o primeiro indício que a aplicação, antes contestada, poderia ser feita.

Mas muito atenção: não saia agora aplicando qualquer protetor pós microagulhamento imediato, procure ler com atenção o estudo, pois usar imediatamente qualquer protetor vai significar permeação de filtros na pele do seu paciente.



Minha grande dúvida foi sanada, pois no passado eu tinha ideia da medida do orifício que uma agulha poderia fazer na pele e também sabia a medida de uma partícula de óxido de zinco e dióxido de titânio, e estes são bem menores do que o orifício de uma agulha, portanto pra mim era simples, os pigmentos passavam pelo orifício. Mas os filtros minerais raramente estão no estado nanoparticulado isolado e sim em clusters (aglomerados) que são bem maiores do que a partícula isolada. Além disso ficou claro que uma força contrária repele e não permite que os filtros minerais penetrem na pele.


Pra saber mais, convido a todos lerem mais sobre o tema!



Grande abraço.

Lucas Portilho


535 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page