top of page

Protetor solar: importante o ano todo

Olá meus amigos!


O estudo que trago hoje foi publicado por mim e pela professora Gislaine Ricci Leonardi.


🟧 Além disso, se repararem na imagem que postei, foi tirada hoje , dia 22 de maio, no pico do índice ultravioleta registrado.


CATEGORIA ÍNDICE ULTRAVIOLETA

BAIXO..................... < 2

MODERADO......... 3 a 5

ALTO.................... 6 a 7

MUITO ALTO...... 8 a 10

EXTREMO..............> 11


🟧 Percebam que mesmo no outono, temos índices moderados, altos e extremos no Brasil. Isso porque devido a localização geográfica de nosso país, estamos mais expostos aos raios UV.


🟧 Sabemos que começa a época de fazer peelings, mas quem se descuidar, achando que por causa da baixa temperatura não precisa de protetor, vai pagar rum preço alto.



🟥 Mas agora que falei sobre o índice ultravioleta alto no Brasil, quero ressaltar que não adianta nada aplicar protetor e aplicar errado.

Neste estudo que publicamos, mostramos que dependendo da forma cosmética, ou seja, se o protetor está na forma de loção, bastão, mousse, pancake, pó compacto ou fluido, a diferença pode ser gritante.


Mostramos que protetor em pó é aplicado em quantidades tão pequenas, que o fator de proteção após aplicação dele é de FPS 2.


A loção é a forma que mais se aproxima da quantidade ideal. E outro aprendizado foi: se sabemos que a população aplica quantidade sub ótimas de produto, melhor sempre usar FPS mais alta.


🟥 Sendo bem prático e direto, recomendo um FPS 70, pra ser aplicado errado e proporcionar FPS 30.

Educar a população a aplicar a quantidade ideal também é importante, mas se tenho dúvida que a pessoa vai aplicar a quantidade correta, prefiro usar FPS maior possível.


🟥 Outro detalhe importante: protetores em bastão e pancake jamais serão aplicados na quantidade correta, a não ser que vocês queiram ficar igual ao Felca passando a base da Virginia.


Então nesses casos, indique bastões com altos fatores de proteção.


Abraços!!

Lucas Portilho


Portilho L, Leonardi GR. The real protection of facial sunscreens. Br J Dermatol. 2020 Apr;182(4):1050-1052. doi: 10.1111/bjd.18628. Epub 2019 Nov 27. PMID: 31637703.


647 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page