top of page

Oratória para Profissionais da área da saúde

Atualizado: 3 de jan. de 2023

Na faculdade, seja qual for a área da saúde, não nos ensinam oratória, mas isso de fato faz diferença para o Profissional da área da saúde?


Você não será um Profissional mal sucedido se não desenvolver a oratória, pelo contrário, existem áreas de atuação onde a oratória é apenas um detalhe.


Mas, em certas ocasiões uma boa oratória pode te ajudar muito.


Reuniões

Imagine um grupo reunido para discutir o lançamento de um novo produto e você faz parte da equipe, seja no desenvolvimento da formulação, na parte regulatória, no desenvolvimento da embalagem ou na engenharia de produção. já participei de reuniões onde o assunto não fluía, muito por causa de pessoas que não sabem como transmitir uma informação de forma clara e objetiva. Muitas vezes a falta de uma boa oratória está na insegurança de pensar que não sabe muito bem sobre o processo de lançamento e isso leva o Profissional a se fechar, sendo atuante na reunião apenas quando é solicitado, com respostas curtas, como sim ou não.


Relação Profissional/Paciente

Clareza de informação entre um Profissional da saúde e seu paciente precisa ser feita de forma que não ocorra nenhuma dúvida e algumas vezes por falta de uma oratória, o paciente até concorda balançando a cabeça, por vergonha de perguntar, ele concorda com tudo que foi dito pelo Profissional, mas sem entender nada de fato.

Sem explicar corretamente como será o tratamento, o risco de processos judiciais aumenta.


Apresentações em empresas

Existem Profissionais da saúde que nem dormem se precisam fazer uma apresentação na empresa. Ficam vendo e revendo, e mesmo assim na hora H, o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal fala mais alto, o coração começa a disparar, vasodilatação, aumento da temperatura corporal, sudorese, boca seca e pronto, já era tudo que você tinha treinado. O jeito é ler os slides, mas já sabemos que isso é a morte pra a audiência que acompanha sua apresentação mais interessado nas mensagens nos seus celulares do que na sua apresentação. Sensação desagradável. O bom orador, nem deixa a plateia piscar, sem chance nem de olhar o celular, todos focados nos seus slides.


Aulas e palestras em seminários, congressos e escolas

Muitos de nós nos tornamos professores e se tem uma área onde precisamos nos reinventar é a área da saúde com seus complexos mecanismos e regulamentos.

Como dar uma aula longa, em cursos de pós-graduação, que duram o dia todo sem uma oratória legal? O aluno percebe a diferença entre o Profissional bem preparado e aquele que ainda não desenvolveu uma boa oratória.



Relações interpessoais

Como se dar bem em empresas se não nos fazemos entender? Deixar com clareza e usando uma boa oratória podemos nos destacar em vários setores das empresas. Seja solicitando um material, se relacionando com outros departamentos, escolhendo as palavras certas podemos ser bem vistos e isso pode gerar frutos, como promoções.


Enfim, vale a pena investir nesse tópico tão importante no mundo coorporativo dos Profissionais da Saúde. Meu conselho é sempre buscar cursos nessa área.


Grande abraço!

Lucas Portilho




173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page