• Lucas Portilho

O que acontece na pele se associarmos melatonina, bakuchiol e ascorbyl tetraisopalmitate?

Um estudo recente publicado avaliou a eficácia da associação da melatonina, bakuchiol e ascorbyl tetraisopalmitate. Claramente o estudo teve o incentivo da Isdin, pois a combinação trata-se de um produto chamado de MELATONIK™.


Mas podemos tirar vários aprendizados desse estudo e ainda aplicar em nosso dia-a-dia, seja na prática clínica ou nos desenvolvimentos de formulações. O que me chamou a atenção foi a associação de ingredientes que geralmente usamos bastante em nossas formulações, a melatonina e o VC-IP (INCI: Ascorbyl tetraisopalmitate).

O bakuchiol, que possui nome comercial Sytenol A, também é encontrado na formulação.

Como foi feito o estudo e qual foi o resultado


25 voluntários aplicaram a combinação por 12 semanas e depois metade dos voluntários continuaram utilizando o produto por mais 24 semanas. Os resultados foram analisados por dermatologistas e através de análises histológicas.

Houve uma melhora global da pele em relação a textura, pigmentação, eritema, tonalidade da pele, rugas e linhas de expressão. Todos esses parâmetros apresentaram melhora significativa em relação ao início do estudo. A espessura da derme e epiderme apresentaram aumento, porém sem diferença estatisticamente significativa.

As análises histológicas comprovaram aumento de ácido hialurônico, colágeno tipo I, procolágeno tipo I, elastina e fibronectina.


O que podemos aprender com esse estudo?


Gosto da melatonina tópica e existem vários estudos demonstrando os benefícios deste ativo na pele, tais como aumento da viabilidade de fibroblastos, redução do eritema ao UV (Ultra Violeta) induzido, redução de MMPs (metaloproteinases de matriz) e até aumento de fase anágena em mulheres com alopecia. Mas grande parte desses estudos foram feitos in vitro, portanto gostei dessa avaliação in vivo. Claro que preferia que o estudo tivesse sido feito apenas com a melatonina, mas mesmo assim achei interessante.

O VC-IP, já consagrado por ser uma forma lipossolúvel da vitamina C, não possui muitos estudos publicados, esse novo estudo nos dá mais segurança ao utilizar o ativo.

O terceiro ingrediente dessa combinação é o Bakuchiol, que tem sido comparado como o retinol e, portanto, considerado um retinoide-like, mas sem os efeitos indesejados.


Como usar na prática


Aqui temos duas opções, comprar o produto chamado de MELATONIK™, ou manipular combinações semelhantes.

Pensando em diferentes mecanismos, essa associação parece ser bem eficaz e minha sugestão quando forem manipular é adicionar os ativos em formulações de serum anidro. Não há necessidade de adicionar aumentadores de permeação, pois todos os ativos são lipossolúveis.

Como Prescrever


Recomendo a Melatonia 0,1%, VC-IP 5% e Sytenol A 0,5%.

Aplicar a noite durante 24 semanas.

Claro que todos podem ficar a vontade para incluir mais ativos, mas fiquem atentos para que eles sejam lipossolúveis.


Espero que essa combinação ajude a deixar a pele dos seus pacientes mais bonita, uniforme, com menos rugas e linhas de expressão! E protetor solar sempre!

Abraços

Lucas Portilho


Goldberg DJ, Mraz-Robinson D, Granger C. Efficacy and safety of a 3-in-1 antiaging night facial serum containing melatonin, bakuchiol, and ascorbyl tetraisopalmitate through clinical and histological analysis [published online ahead of print, 2020 Feb 15]. J Cosmet Dermatol. 2020;10.1111/jocd.13329. doi:10.1111/jocd.13329

0 visualização
revista,bannersite.jpg

© 2010 lucasportilho.com • Todos os direitos reservados.