top of page

Novidade: Cisteamina Reduz Melasma em Pacientes com fototipos altos

Atualizado: 9 de jan. de 2023

Alguns anos atrás, depois de irmos aos Meetings da Academia Americana de Dermatologia, percebemos que os Dermatologistas comentavam bastante sobre a cisteamina para tratamento do melasma.

Não demorou para que o Farmacêutico Nelson Maurício, proprietário da Neofarma de São Paulo começasse a implementar esse ativo em protocolos de clareamento em conjunto com dermatologistas aqui no Brasil. Foi então que esse ativo se destacou muito aqui em nosso País.

Alguns estudos prévios publicados em 2015 e 2018 comprovaram e efetividade desse ativo, recomendando a aplicação do produto diariamente enxaguado após 30 minutos e 3 horas respectivamente.

Um estudo de 2019, na verdade um relato de caso, também chamou a atenção. Uma paciente que já usava a tempos a fórmula de Kligman, sem resultado significativo, usou a cisteamina e apresentou uma excelente melhora. Além disso, a paciente já apresentava atrofia da pele em função do uso prolongado do corticoide presente na fórmula de Kligman.


Neste novo estudo, os pesquisadores avaliaram cisteamina 5% vs Fórmula modificada de Kligman em 50 participantes de pesquisa.

A aplicação foi em meia face, de um lado 5% de cisteamina e do outro lado da face Fórmula modificada de Kligman.


Os resultados, tanto da avaliação dos pacientes como dos dermatologistas, demonstraram que ambos tratamentos foram efetivos, não sendo observado diferença entre eles. O score de severidade e intensidade do melasma foi reduzido tanto com a cisteamina, quanto com a Fórmula modificada de Kligman.

No entanto, a cisteamina não apresenta risco de atrofia.

Foi o primeiro estudo a comparar os dois tratamentos e nos dá novas evidências sobre a eficácia e segurança da cisteamina.

Lembrando que este artigo é apenas para Profissionais da Saúde, se você não é, procure um Profissional qualificado.

Abraços

Lucas Portilho

989 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page