top of page

Nova Tripla Combinação

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Olá meus Amigos! Querem um bom estudo novo para filosofar hoje?


Uma nova tripla combinação bem diferente! Desta vez para tratamento do eritema pós acne persistente.


Os autores avaliaram pela primeira vez uma associação de brimonidina, ácido tranexâmico e oximetazolina. Todos bem conhecidos, a brimonidina e oximetazolina já são usadas em tratamentos de rosácea, enquanto o tranexâmico é mais famoso pela sua ação no melasma, mas curiosamente, uma das formas de inibição da formação da melanina é redução do fator de crescimento endotelial venoso (VEGF), portanto reduzindo a vascularização a vermelhidão também diminui.


Um ponto de atenção em relação ao estudo é o veículo utilizado, eles usaram uma emulsão lipossomada principalmente por causa do tranexâmico, que tem muita dificuldade de penetrar na epiderme viável.


Mas o resultado foi impressionante, vejam na imagem a melhora após 3 meses, enquanto no lado onde foi aplicado o placebo, não houve melhora significativa.



Lembrando também que nem todos os profissionais podem prescrever a brimonidina e a oximetazolina, mas para quem pode aí vão as concentrações:


Brimonidina...................0,33%

Ácido tranexâmico.............5%

Oximetazolina.................1,5%

Creme lipossomado qsp...30g


O estudo não está liberado na íntegra, mas é possível alugar por 12 doláres.

Abraços! Boa noite a todos!!


Agamia N, El-Nagdy S, El-Ariny A. A split face comparative study using a novel triple combination therapy for the treatment of persistent post acne erythema. Dermatol Ther. 2022 Jan 20:e15327. doi: 10.1111/dth.15327. Epub ahead of print. PMID: 35060229.




437 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page