N-acetilcisteína na tricotilomania – Estudo de caso

Meus amigos!

O estudo que sugiro que leiam hoje é este estudo de caso onde um adolescente de 17 anos, apresentou tricotilomania, que é o ato de arrancar os próprios fios de cabelo. Como vocês podem ver na foto da esquerda, o caso já estava bem avançado.

Os autores citam que terapias cognitivas comportamentais não foram efetivas, além disso ele também estava tomando vários medicamentos para sua e seus pais queriam evitar mais medicamentos.


Foi utilizado a N-acetilcisteína 600 mg duas vezes ao dia, aumentando para 1.200 mg duas vezes ao dia conforme tolerado, com base na dosagem.


O garoto retornou para acompanhamento após 6 meses. Ele não relatou efeitos colaterais na dose de 1200 mg duas vezes ao dia. Ele e sua mãe relataram boa adesão à medicação. Não houve mudanças nos estressores sociais. Ele relatou menos desejo de enrolar o cabelo e esfregar a cabeça. Ao exame físico, apresentava crescimento quase completo dos cabelos. O paciente e sua família sentiram que a N-acetilcisteína foi muito útil devido às tentativas anteriores de intervenção que falharam.



Os autores concluem que a N-acetilcisteína é um suplemento de venda livre seguro e bem tolerado que já demonstrou ser eficaz para o TOC pediátrico e distúrbios de pele habituais pediátricos. Alguns pacientes com tricotilomania tratados com N-acetilcisteína a 1200 mg duas vezes ao dia apresentam melhora. Pode ser uma boa opção boa para pacientes com tricotilomania que hesitam em iniciar outras terapias ou que falharam em tentativas de modificações comportamentais. Além da tricotilomania, há evidências de que a NAC pode beneficiar outros pacientes com distúrbios habituais, incluindo roer unhas, dermatite de lamber os lábios e escoriação/escoriação crônica da pele. Os pediatras que atendem pacientes com outros distúrbios habituais da pele podem considerar o tratamento desses pacientes com N-acetilcisteína.


O estudo está liberado na íntegra e vai ser de grande aprendizado aos profissionais que atuam com tricologia.



Abraços e bons estudos!

Lucas Portilho


Popova L, Mancuso J. Dramatic Improvement of Trichotillomania with 6 Months of Treatment With N-Acetylcysteine. Glob Pediatr Health. 2022 Mar 14;9:2333794X221086576. doi: 10.1177/2333794X221086576. PMID: 35647220; PMCID: PMC9133858.


#lucasportilho #icosmetologia #consulfarma #dermatologia #estética #farmaciaestetica#farmacia #biomedicinaestetica




218 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram