top of page

Minoxidil Oral: em busca da dose perfeita

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Olá meus Amigos!



🅾️ ATENÇÃO! As informações a seguir são exclusivas para Profissionais da área da saúde, caso você não seja, consulte um para te orientar. Jamais faça automedicação.


Hoje vou sugerir a leitura sobre de uma revisão recente que aborda o minoxidil oral para tratamento da alopecia androgenética.

Tão conhecido pelo seu uso tópico, me lembro de quando estava num congresso de dermatologia quando vi pela primeira vez a sugestão do uso oral.


Temos várias publicações sobre o minoxidil oral, e os autores dessa revisão concluíram que faltam estudos comparativos randomizados maiores, incluindo medidas objetivas padronizadas, para esclarecer o melhor protocolo de tratamento, incluindo dosagem e duração do tratamento.

Mas complementam que o minoxidil oral provou ser uma alternativa bem-sucedida e bem tolerada para pacientes com queda de cabelo, incluindo aqueles com baixa adesão a outras terapias.


Dose? A literatura disponível sugere que as mulheres requerem doses mais baixas, de 0,25 a 2,5 mg por dia, enquanto os homens requerem doses mais altas para eficácia máxima, de 1,25 a 5 mg por dia.



Mas meu alerta vai para a seguinte questão: qual forma de minoxidil foi usada nos estudos já realizados? A base ou sulfato?

Mandei e-mail para todos os autores correspondentes que já publicaram sobre o tema e infelizmente ninguém me respondeu, aliás esse é um problema da comunidade científica, raramente os autores respondem.


Dia 30 de setembro faremos o simpósio de Tricologia, onde vamos abordar mais sobre esse tem. O evento será no Congresso Consulfarma que vai acontecer no Holiday In. Pra inscrições liguem no 19 37366888.


Abraços e tenham todos uma excelente quinta-feira.

Lucas Portilho


Villani A, Fabbrocini G, Ocampo-Candiani J, Ruggiero A, Ocampo-Garza SS. Review of oral minoxidil as treatment of hair disorders: in search of the perfect dose. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2021 Jul;35(7):1485-1492. doi: 10.1111/jdv.17216. Epub 2021 Mar 23. PMID: 33660357.


3.088 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page