Olá meus Amigos!
🅾️ ATENÇÃO! As informações a seguir são exclusivas para Profissionais da área da saúde, caso você não seja, consulte um para te orientar. Jamais faça automedicação.
Hoje vou sugerir a leitura sobre de uma revisão recente que aborda o minoxidil oral para tratamento da alopecia androgenética.
Tão conhecido pelo seu uso tópico, me lembro de quando estava num congresso de dermatologia quando vi pela primeira vez a sugestão do uso oral.
Temos várias publicações sobre o minoxidil oral, e os autores dessa revisão concluíram que faltam estudos comparativos randomizados maiores, incluindo medidas objetivas padronizadas, para esclarecer o melhor protocolo de tratamento, incluindo dosagem e duração do tratamento.
Mas complementam que o minoxidil oral provou ser uma alternativa bem-sucedida e bem tolerada para pacientes com queda de cabelo, incluindo aqueles com baixa adesão a outras terapias.
Dose? A literatura disponível sugere que as mulheres requerem doses mais baixas, de 0,25 a 2,5 mg por dia, enquanto os homens requerem doses mais altas para eficácia máxima, de 1,25 a 5 mg por dia.
Mas meu alerta vai para a seguinte questão: qual forma de minoxidil foi usada nos estudos já realizados? A base ou sulfato?
Mandei e-mail para todos os autores correspondentes que já publicaram sobre o tema e infelizmente ninguém me respondeu, aliás esse é um problema da comunidade científica, raramente os autores respondem.
Dia 30 de setembro faremos o simpósio de Tricologia, onde vamos abordar mais sobre esse tem. O evento será no Congresso Consulfarma que vai acontecer no Holiday In. Pra inscrições liguem no 19 37366888.
Abraços e tenham todos uma excelente quinta-feira.
Lucas Portilho
Villani A, Fabbrocini G, Ocampo-Candiani J, Ruggiero A, Ocampo-Garza SS. Review of oral minoxidil as treatment of hair disorders: in search of the perfect dose. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2021 Jul;35(7):1485-1492. doi: 10.1111/jdv.17216. Epub 2021 Mar 23. PMID: 33660357.
Comments