Minoxidil é Tóxico para Cães e Gatos

Bom dia meus Amigos, ontem estava pesquisando sobre o minoxidil e me deparei com esse estudo que não era bem o que eu estava procurando, mas que serve de alerta para quem tem pets.


Existem vários casos de intoxicação de cães e gatos com minoxidil. A publicação é uma revisão com informações retiradas do banco de dados de um Centro de controle de intoxicações nos Estados Unidos e Canadá.


O trabalho cita que pequenas doses de minoxidil já pode causar um estrago grande nos animais, desde reações suaves até morte.

Em cães, o problema é o descarte e armazenamento sem cuidado que permite que o animal por curiosidade faça a ingestão do produto. Já em gatos é mais comum eles lamberem os donos e terem contato com o minoxidil que os donos aplicaram.


Compartilhem com seus amigos que tem animais de estimação!


No caso das farmácias de manipulação que produzem minoxidil seria legal colocar uma advertência no rótulo “Manter longe do alcance de animais. Após o uso, evite contato com seu PET, minoxidil é tóxico para cães e gatos).


Os autores concluem que animais de estimação que pertencem a famílias que fazem uso tópico de minoxidil podem estar em risco de intoxicação, mesmo com baixas quantidades de exposição. Os sinais clínicos ocorreram em cães e gatos, mesmo com exposições pequenas, ou seja, gotas ou lambidas. Minoxidil não é recomendado como tratamento para cães alopécicos e gatos devido ao risco de intoxicação grave.


Abraços e tenham uma excelente terça-feira!

Lucas Portilho


Tater KC, Gwaltney-Brant S, Wismer T. Topical Minoxidil Exposures and Toxicoses in Dogs and Cats: 211 Cases (2001-2019). J Am Anim Hosp Assoc. 2021 Aug 9. doi: 10.5326/JAAHA-MS-7154. Epub ahead of print. PMID: 34370845.


#minoxidil #lucasportilho #alopecia




575 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram