top of page

Mais uma peça para solucionar o quebra-cabeça chamado melasma

Atualizado: 9 de jan. de 2023

Minha eterna busca por mecanismos e ativos despigmentantes já me levaram a criar um dos principais cursos sobre o tema do Brasil chamado DespigMente.

Fico a todo momento atualizando o conteúdo e numa dessas buscas me deparei com uma publicação recente que sugeriu o uso de um produto importado, um produto francês clareador versus a hidroquinona (HQ) 4%.

Já gostei de cara, pois competir com a hidroquinona, o padrão ouro em despigmentação, ainda mais na concentração 4% não é pra qualquer um.

Ao pesquisar com mais profundidade e ler o estudo completo, vi que o produto apresentou excelentes resultados e pra minha surpresa, comparados com HQ 4%.

O próximo passo foi avaliar a composição deste super produto e depois de algumas horas, consegui além da composição, as concentrações dos ativos. Ele é composto por niacinamida, ácido glicólico, lumiskin, Inaclear, licorice e ácido salicílico.

Em busca do Lumiskin

Dos ativos que compõe a formulação, apenas um deles não era comercializado no Brasil. O Lumiskin (Diacetyl boldine). Os demais já são conhecidos, ensino todos em meus cursos, inclusive o Inaclear, que a Purifarma trouxe em 2018 aconselhados por mim. Tratei de correr atrás de mais esse ativo com os fornecedores de matérias primas e deixo aqui meu agradecimento especial pra Farmacêutica Sara Bentler, que rapidamente se dispôs a trazer o Lumiskin pro Brasil através da Pharmaspecial.


Mecanismo único

Já sabemos bem qual é o mecanismo de despigmentação da niacinamida, do Inaclear e do licorice. Já o Diacetyl boldine, conhecido como Lumiskin possui uma ação totalmente diferente. Ele atua em receptores alfa adrenérgicos e também inibe o influxo de cálcio, levando a uma inibição da melanogênese.

Portanto fica aqui minha dica pra essa nova combinação, que neste momento você deve estar pensando...”Lucas! passa as concentrações!”

Então aí vai: 4% de niacinamida, 8% de ácido glicólico, 4% de Lumiskin, 1% de Inaclear, 0,1% de extrato de licorice e 0,1% de ácido salicílico.

Espero que ajude nos seus tratamentos de manchas!

Se quiser aprender como fazer essa formulação no veículo correto e mais de 33 mecanismos de formação de manchas e muitos ativos de clareamento, convido a participar do meu curso DespigMente.

Abraços!

Lucas Portilho



1.885 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page