Isotretinoína no Tratamento da Rosácea

Já que essa semana foi dedicada a isotretinoína, nada melhor do que terminarmos a semana com mais novidade.

Desta vez para tratamento da rosácea moderada e severa.

Lembrando que o uso da isotretinoína deve ser prescrita por profissionais habilitados para tal.

A rosácea é uma doença inflamatória que afeta a população adulta e seu subtipo papulopustular é geralmente tratado farmacologicamente por antibióticos tópicos e orais. Mas quando o paciente não responde aos antibióticos, a isotretinoína em dose baixa diária também foi relatada como eficaz. No entanto, nenhum estudo anterior avaliou a eficácia dela administrada uma vez por semana para a rosácea papulopustular.

Neste estudo, em pacientes com rosácea grave, a isotretinoína foi administrada na dose de 40mg / semana (24 pacientes).

Para rosácea leve a moderada, foram comparados isotretinoína 20 mg / semana em (28 pacientes) com 100 mg / dia de minociclina (24 pacientes).

O tempo de tratamento foi de 4 a 7 meses.

Resultado: 40 mg / semana de isotretinoína foi altamente eficaz para rosácea grave, alcançando resposta completa (melhora acima de 90%) em 62,5% dos pacientes e resposta parcial (melhora de 50-90%) em 29,2% dos pacientes adicionais.

20 mg / semana de isotretinoína e 100 mg / dia de minociclina mostraram eficácia comparável para rosácea leve a moderada (resposta completa de 10,7% vs. 8,3% e resposta parcial de 28,6% vs. 33,3%, respectivamente). Este estudo demonstra que o uso de isotretinoína em baixas doses semanais é um tratamento eficaz para a rosácea papulopustular, inclusive em pacientes com doença grave.


Para os colegas que podem prescrever, vale a pena a leitura do artigo completo.

Abraços e bom final de semana a todos!


#lucasportilho #icosmetologia #consulfarma #icosmetologia #dermatologia #estética #estetica #biomedicinaestetica #farmaciaestetica #farmácia




200 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram