Hidróxido de Potássio 5% no tratamento da ceratose actínica


🅾️ATENÇÃO! O conteúdo abaixo é voltado especificamente para Profissionais da Saúde, se você não é, procure um Profissional para orientá-lo como obter o tratamento. Não se automedique, não faça nada sem ajuda profissional, pois os efeitos colaterais podem ser desastrosos.


Bom dia amigos, principalmente os Dermatologistas, que tratam doenças.


👉 Minha sugestão de leitura hoje é uma publicação recente com os primeiros dados sobre o uso, eficácia e segurança do KOH no tratamento de ceratoses actínicas.

Essa doença é caracterizada pela hiperproliferação de queratinócitos atípicos. A terapia precoce é recomendada devido ao risco de progressão ou transformação maligna. Uma vez que não existe uma terapia padrão estabelecida entre as várias terapias existentes,o estudo trás uma opçao de tratamento eficaz e segura. Neste estudo, o hidróxido de potássio (KOH), que já é usado como queratolítico para outras doenças virais da pele, foi avaliado pela primeira vez no tratamento da ceratose actínica.

👉 No estudo foi usado um produto chamado Solcera®, que é alemão, mas podemos mandar manipular aqui no Brasil.

Como uma base forte, o KOH leva a uma destruição química não específica de queratinócitos atípicos.

Ao todo, 73 pacientes foram incluídos no estudo. A remissão completa foi alcançada em 54,9% dos pacientes, enquanto a remissão parcial foi observada em 64,8% com uma redução de 69,9% no número de lesões. Com relação à segurança, 46,6% dos pacientes apresentaram eventos adversos. A maioria destes eventos (82,6%) foram reações adversas compreendendo exclusivamente reações cutâneas locais leves e de curta duração.

👉 Os pesquisadores concluíram que o estudo fornece uma indicação da eficácia e segurança da solução de KOH 5% para a terapia tópica de ceratoses actínicas.


abraços e boa leitura!

Lucas Portilho


#dermatologia #ceratoseactinica #lucasportilho


Reinhold U, Bai-Habelski J, Abeck D, Denfeld R, Dominicus R, Fischer T, Radny P. Kaliumhydroxid-5 %-Lösung bei aktinischer Keratose : Ein neuer Therapieansatz zur läsionsgerichteten Behandlung [Potassium hydroxide 5 % solution in actinic keratosis : A novel therapeutic approach in the lesion-directed treatment]. Hautarzt. 2021 Aug 13. German. doi: 10.1007/s00105-021-04888-0. Epub ahead of print. PMID: 34387709.




534 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram