top of page

Finasteride tópica, é seguro e funciona?

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Olá, meus Amigos! Começo o assunto de hoje confessando que sofri muito bullying por usar finasteride. Faço uso desde os meus 24 anos, então já imaginam as piadinhas que ouvi por causa disso. Brincadeiras a parte, eu nunca liguei, mas tem muita gente que liga. Uma simples pesquisa no Google e pronto, o paciente para de usar o medicamento.


O assunto vai interessar os homens e mulheres que desejam tratar a queda de cabelo causada pela alopecia androgenética.


Essa revisão que vos trago hoje foi feita por pesquisadores canadenses e teve como objetivo avaliar a finasterida tópica que, embora não aprovada pela FDA, não possui os efeitos adversos sistêmicos associados à finasterida oral.



Estudos citados na revisão

Vários estudos foram apresentados, um deles avaliou a forma spray de finasterida tópica 0,25% e finasterida 1 mg comprimido oral uma vez ao dia e ambos foram semelhantes. Outro estudo comparou a eficácia do gel tópico de finasterida 1% duas vezes ao dia e do comprimido oral de finasterida 1 mg uma vez ao dia por seis meses e encontrou resultados semelhantes em ambos os grupos. Além disso, uma combinação de minoxidil tópico e finasterida tópica pode aumentar a eficácia. A finasterida tópica reduz os níveis de DHT no couro cabeludo e no plasma. Finasterida 0,25% duas vezes ao dia e um comprimido oral de finasterida 1 mg uma vez ao dia proporcionaram inibição semelhante da DHT plasmática.


Portanto, a finasterida tópica reduz o potencial de efeitos colaterais sistêmicos, incluindo o risco de disfunção sexual, segundo os pesquisadores, sendo considerada uma alternativa para aqueles preocupados com os efeitos colaterais sistêmicos da formulação oral.


Como não existem versões tópicas aqui no Brasil, basta mandar manipular.


Abraços e bons estudos!


Gupta AK, Talukder M. Topical finasteride for male and female pattern hair loss: Is it a safe and effective alternative? J Cosmet Dermatol. 2022 Mar 3. doi: 10.1111/jocd.14895. Epub ahead of print. PMID: 35238144.


5.562 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page