top of page

Concentrações efetivas e seguras de Retinol

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Caçando aqui algumas atualizações sobre retinol, consegui achar um estudo muito interessante!


Pesquisadores avaliaram as concentrações de retinol que fossem eficazes, mas que proporcione benefícios à pele sem irritação.


Eles usaram retinol tópico 0,1%, 0,3% e 1% para determinar as formulações mais eficazes e que mais bem toleradas.


As fórmulas com retinol foram aplicadas no antebraço de voluntários fotoenvelhecidos com idade de 66 a 84 anos, e avaliaram as biópsias obtidas após 12 dias.

Outros 218 participantes registraram sua tolerância a 0,3% ou 1% de retinol ao longo de seis semanas.



Resultados: O tratamento com retinol induziu um aumento espessura da epiderme e induziu a expressão de proteínas importantes como filagrina e KPRP (importante no processo de proliferação celular).

Retinol 0,3% e 1% foram eficazes na indução da proliferação de queratinócitos na epiderme, reduzindo a expressão de E-caderina. (a redução de e-caderina significa menos coesão entra as células e portanto mais chance de descamação).

Na derme, a deposição de microfibrilas aumentou após o tratamento com retinol a 0,3% e 1%.

0,3% foi mais bem tolerado do que 1% de retinol, com menos e mais leves eventos adversos relatados.


Os autores concluíram que as concentrações de 1% de retinol e 0,3% de retinol foram igualmente eficazes na remodelação da pele fotodanificada.

O uso de retinol a 0,3% foi associado a menos reações adversas quando aplicado diariamente.

Assim, 0,3% de retinol pode ser mais bem tolerado do que 1% de retinol, permitindo assim a aplicação tópica de longo prazo.


Fica a dica! Lembrando que temos no mercado retinol na forma nano e neste caso devemos verificar o fator de correção para ter o equivalente a 0,3%.


Abraços e bons estudos!

Lucas Portilho


Mellody KT, Bradley EJ, Mambwe B, Cotterell LF, Kiss O, Halai P, Loftus Z, Bell M, Griffiths TW, Griffiths CEM, Watson REB. Multifaceted amelioration of cutaneous photoageing by (0.3%) retinol. Int J Cosmet Sci. 2022 Jul 1. doi: 10.1111/ics.12799. Epub ahead of print. PMID: 35778881.


942 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page