Canabidiol no Tratamento da Alopecia

Olá a todos!

Ontem estava pesquisando sobre alopecia e encontrei uma publicação recente que avaliou o potencial feito do canabidiol, um fitocanabinóidee extraído da maconha no tratamento da alopecia através da via das beta-cateninas. As cateninas são proteínas importantes durante a fase anágena, pois são transportadas para o núcleo das células foliculares e ativam fatores importantes como o FGF-7 e FGF-10, ambos importantes para aumentar o crescimento e calibre dos fios.

Os pesquisadores concluíram que a redução da expressão das β-cateninas de fato influencia a perda de cabelo em pacientes com alopecia e que o canabidiol pode restaurar essa atividade β-cateninas, que será importante para manter os níveis de fatores de crescimento. Portanto, o canabidiol pode ter uma função moduladora na alopecia causada por hormônios ou excesso da via de sinalização, e ser uma aplicação promissora para o tratamento da alopecia.


Importante lembrar que essa substância ainda não é permitida aqui no Brasil, portanto por enquanto eu recomendo que comecemos a usar um ativo que possui uma atividade canabidiol-like, chamada Beracare CBA. O fabricante já comprovou que esse blend de ativos possui uma atividade similar ao canabidiol quando focamos em receptores CB2.



O estudo está liberado na íntegra, é minha sugestão de leitura de hoje!

Excelente semana a todos!

Abraços

Lucas Portilho


Park YJ, Ryu JM, Na HH, Jung HS, Kim B, Park JS, Ahn BS, Kim KC. Regulatory Effect of Cannabidiol (CBD) on Decreased β-Catenin Expression in Alopecia Models by Testosterone and PMA Treatment in Dermal Papilla Cells. J Pharmacopuncture. 2021 Jun 30;24(2):68-75. doi: 10.3831/KPI.2021.24.2.68. PMID: 34249397; PMCID: PMC8220510.




866 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram