top of page

ALERTA: Efeito do Minoxidil em Bebês

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Vocês sabiam que o minoxidil pode causar uma hipertricose severa em bebês?

Isso foi o que um estudo novo revelou e eu quero compartilhar com vocês, pois vai servir de alerta para muitos Profissionais da área da saúde.

Foram três casos, uma criança de quatro meses, uma de nove meses e outro sete meses. Em todos os casos, os pais usavam minoxidil duas vezes ao dia em concentrações que variavam de 5% a 7%.

Pele dos bebês

A barreira cutânea da criança é mais fina, permitindo uma permeação mais facilitada de substâncias, além disso, nos sabemos que o minoxidil, na maioria das vezes, é formulado em bases hidroalcoólicas ou então bases de permeação mais facilitada. Aqui no Brasil usamos tanto o minoxidil base quanto o sulfato, mas ambos são sempre adicionados em veículos com uma permeação.

Podemos observar claramente nas fotos abaixo que após alguns meses que os pais pararam de usar o minoxidil, a hipertricose cessou e regrediu.



Os médicos avaliaram as três crianças em relação a alterações hormonais e nenhuma delas apresentou nenhuma alteração, indicando que a ação de estímulo de crescimento dos pelos foi provavelmente nos folículos.

Então fica uma dica bem importante pra vocês Profissionais da área da saúde orientar o seus pacientes, os quais vocês indicam prescrevem o minoxidil, que se eles tiverem bebês pequenos tomem cuidado porque ao pegar no colo e ao interagir com as crianças, o minoxidil pode entrar em contato com a pele dos bebês e causar essa hipertricose. Felizmente em todo os casos, a interrupção do tratamento, pelo menos nesses casos apresentados, foi possível recuperar o aspecto normal da pele.

Lembrando que este artigo é voltado para Profissionais da Saúde!

Se você está lendo, busque um Profissional habilitado e nunca faça automedicação.

Abraços

Lucas Portilho

Herskovitz I, Freedman J, Tosti A. Minoxidil induced hypertrichosis in a 2 year-old child. F1000Res. 2013 Oct 28;2:226. doi: 10.12688/f1000research.2-226.v1. PMID: 24555107; PMCID: PMC3886784.

Rica Echevarría I, García Del Monte J, Delgado Rubio A, Arcangeli F, Lotti T. Severe hypertrichosis in infants due to transdermic exposure to 5% and 7% topical minoxidil. Dermatol Ther. 2020 Aug 26:e14230. doi: 10.1111/dth.14230. Epub ahead of print. PMID: 32844481.



1.883 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page