top of page

Melhorando o fígado e a pele de usuários de Roacutan

Atualizado: 9 de jan. de 2023


Sabemos que por maiores os riscos que o Roacutan (isotretinoína) possa causar, a autoestima baixa de pacientes e pessoas com acne sempre fala mais alto. Quantos de nós já ouvimos de nossos pacientes e amigos a seguinte frase “já tentei de tudo, vou apelar para o Roacutan”. Como Farmacêutico, foram inúmeras vezes que fui questionado sobre a segurança do uso desse medicamento, será que tem problema?, as pessoas perguntam.

Este artigo não é pra quem está decidindo se vai ou não usar Roacutan, mas para aqueles que já usam. Portanto, se você tem um paciente que faz uso, esse artigo é pra você. Se você não é profissional da saúde e está lendo este artigo porque comprou o Roacutan no mercado informal, procure imediatamente um profissional da saúde, você pode estar em risco. Este artigo é exclusivo para profissionais da saúde.

Saiba que além do ressecamento labial, existe um problema mais grave que é silencioso, mas que pode ser fatal no futuro. Como outras drogas, o Roacutan pode causar alterações em enzimas do fígado, entre elas as mais importantes são a aspartato aminotransferase, alanina aminotransferase e fosfatase alcalina. Na própria bula do medicamento encontramos a recomendação “A função hepática ou enzimas devem ser examinadas antes e 1 mês após o início do tratamento e, subsequentemente, a cada três meses ou mais frequentemente, se houver indicação clínica.” A presença de aspartato aminotransferase e fosfatase alcalina no sangue podem ser indícios de necrose das células do fígado.

Como proteger o fígado durante o uso do Roacutan

Um recente estudo comprovou pela primeira vez o efeito hepatoptotetor da silimarina em usuários de Roacutan. Não é nenhuma novidade que a silimarina apresenta benefícios em doenças relacionadas ao fígado, mas foi a primeira vez que vi uma comprovação científica em usuários de isotretinoína.

O estudo foi feito com 74 pacientes, todos usuários de isotretinoína para tratar acne, onde eles foram randomizados para receber extrato de silimarina e placebo uma vez ao dia por 30 dias. Os níveis das enzimas foram medidos no início e no final do tratamento. No final do estudo houve diferença significativa entre os dois grupos, sendo que o grupo silimarina apresentou melhora comparado ao placebo.

No mercado encontramos inúmeros extratos com o nome silimarina. Mas se querem um extrato padronizado, minha dica é o Milk thistle extract, fabricado pela empresa Sul Coreana Bioland e encontrado aqui no Brasil em Farmácias de Manipulação.

Com o melhorar a pele durante o uso do Roacutan

O ressecamento do lábio e a quelite angular, que são pequenos ferimentos no canto da boca são clássicos em usuários de Roacutan.

Aqui quero deixar uma forma prática e acessível a qualquer profissional da saúde. O uso de óleo vegetal, porém uma forma geleificada. Por motivos muito simples, os óleos vegetais, independente de qual (algodão, framboesa, abacate, etc) possuem benefícios que proporcionam mais hidratação e regeneração à pele e também porque a forma geleificada não brilha ao aplicarmos na pele. Uma formulação de dessas costuma ter de 90 a 95% de óleo vegetal na composição, isto é, uma altíssima concentração. Passar o óleo puro nos lábios várias vezes ao dia pode incomodar por deixar um aspecto brilhoso muito intenso nos lábios. Por isso recomendo usarmos a forma geleificada dos óleos. Conseguimos isso usando uma matéria prima chamada Dowsil 2270 aerogel. Para quem está lendo essa matéria, basta enviar uma solicitação para qualquer farmácia de manipulação e pedir o óleo geleificado com 2270, elas certamente saberão como aviar. Em casos mais graves incluir hidrocortisona 1%.

As Farmácias de Manipulação que desejam um material completo e profissional sobre o tema para levar aos Prescritores, basta ligar na minha empresa chamada Consulfarma, temos este e outros milhares de trabalhos prontos para sua Farmácia levar durante as visitas a consultórios e mostrar todas opções do produto personalizado.

Então segue abaixo minha sugestão de como prescrever um tratamento efetivo para melhorar a condição da pele e hepática de usuários de isotretinoina:

Milk thistle extract 140mg

Usar uma vez ao dia

Pomada oleosa com 2270

Aplicar nos lábios sempre que necessário

Espero que essas informações ajudem a melhorar a qualidade de vida dos usuários de Roacutan.

Abraços!

Lucas Portilho

30.924 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page