top of page

De olho no rótulo: Shampoo a seco como opção para couro cabeludo sensibilizado

Atualizado: 9 de jan. de 2023


Para nós brasileiros o shampoo a seco não é algo muito comum, mas entre os novos produtos norte americanos estão os famosos produtos que limpam sem necessidade de enxágüe ou da presença de tensoativos convencionais.

Vejam a nova formulação do Shampoo a seco Redken, lembrando que por se tratar de um produto americano, é obrigatório a descrição dos ingredientes da maior para a menor concentração. Meu objetivo aqui não é criticar, mas sim aprender com produtos que estão disponíveis no mercado.

Ingredientes: Isobutane, Alcohol Denat., Dimethylimidazolidinone Rice Starch, Aluminum Starch Octenylsuccinate, Parfum/Fragrance, Acrylates Copolymer, Magnesium Carbonate, VP/VA Copolymer, Alpha-Isomethyl Ionone, Linalool, Hydroxycitronellal, Hexyl Cinnamal, T-Butyl Alcohol, Citronellol, Geraniol, Denatonium Benzoate, Limonene, Benzyl Alcohol, Tetrahexyldecyl Ascorbate, Panthenol, Aqua/Water/Eau, Isoeugenol, Cinnamyl Alcohol, Pentylene Glycol, Rhodiola Rosea Root Extract.

Isobutane é apenas o gás propelente que expele o produto para fora da embalagem através da válvula.

Alcohol Denat.: vejam que a concentração de álcool etílico é bem alta. A palavra “denat.” é abreviação de “desnaturado”, ou seja, a matéria prima vem com uma substância que deixa um sabor amargo e impossível de ser ingerido.

Dimethylimidazolidinone Rice Starch: amido de arroz com diâmetro de partícula entre 7 – 11 micrômetros. É um dos principais responsáveis pela absorção da oleosidade dos fios e do couro cabeludo. O nome comercial da matéria prima é Rice NS, fabricado pela empresa Agrana.

Aluminum Starch Octenylsuccinate: o famoso amido modificado que usamos a anos aqui no Brasil em formulações com toque seco. Conhecido como Dry-Flo Pure, já uso a mais de 10 anos em fórmulas de fotoprotetores. Já desenvolvemos formulações para shampoo a seco, mas sempre associo com outros amidos senão o custo acaba ficando muito alto.

Magnesium Carbonate: em menor concentração, mas também serve como absorvedor de oleosidade.

Parfum/Fragrance: como o nome já diz, serve pra perfumar o produto.

Acrylates Copolymer e VP/VA Copolymer: formadores de filme usados em concentrações bem pequenas concentrações. No cabelo, deixam uma sensação de limpeza e formam um filme repelente, mantendo o cabelo sem frizz.

Alpha-Isomethyl Ionone, Linalool, Hydroxycitronellal, Hexyl Cinnamal, T-Butyl Alcohol, Citronellol, Geraniol, Limonene, Benzyl Alcohol, Isoeugenol, Cinnamyl Alcohol: estão presentes nas fragrâncias. Nem todas substâncias presentes nas precisam ser declaradas na rotulagem dos produtos, apenas aquelas consideradas pelos órgãos regulatórios como alergênicas. E mesmo assim, são declaradas apenas quando ultrapassam determina concentração.

Denatonium Benzoate: é o amargante da formulação. Torna o produto improprio pra consumir.

Tetrahexyldecyl Ascorbate: usado em baixíssima concentração, é uma forma lipossolúvel de vitamina C. usado para dar apelo de marketing ao produto.

Panthenol: famoso em produtos capilares, tem mais função de atrair

Pentylene Glycol: umectante.

Rhodiola Rosea Root Extract: ativo calmante, vendido como Rosavin no Brasil.

Para quem gostaria de iniciar a formular ou usar shampoos a seco essa fórmula da Redken nos dá várias ideias interessantes. Primeiro, sempre associar o Dry flo com outros tipos de amido de custo menor.

Usar ativos atrativos como vitamina C e vitamina B para atrair o consumidor. Um ponto que não foi explorado pela empresa, mas se eu fosse do marketing certamente faria, é usar o apelo do Rosavin como opção calmante para couro cabeludo sensibilizado.

Pacientes com esse tipo de problema devem evitar shampoos com tensoativos mais irritantes e o shampoo a seco me parece uma excelente opção. Só não esqueça de retirar a fragrância em casos de produtos para couro cabeludo sensibilizado, não será uma boa opção usar alergênicos nesse tipo de paciente.

Abraços e por aqui já vou tentando algumas novas formulações dessa classe de produto.

Lucas Portilho

1.634 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page