top of page

A Nova Lei para Banir 1,4 Dioxano de Cosméticos e seu o Impacto no Brasil

Atualizado: 9 de jan. de 2023


O governador do estado de Nova York (NY), Andrew M. Cuomo assinou uma nova legislação para banir o 1,4 dioxano de produtos de limpeza e limitar o mesmo em produtos cosméticos acabados.

O objetivo da legislação é diminuir o contaminante 1,4 dioxano do sistema de água das cidades. Quando usamos produtos de limpeza e cosméticos e depois enxaguamos, os mesmos vão para tratamentos de água. No entanto, por ser potencialmente cancerígeno, o 1,4 dioxano não deveria ser encontrado na água potável. O governo de NY é o estado que mais investe em tratamento de água e para eles é inconcebível que a água esteja contaminada com substâncias provenientes de produtos de limpeza e cosméticos.

Por que essa notícia não se espalha fácil?

A resposta é simples: pouquíssimas pessoas sabem o que é 1,4 dioxano. Você sabe o que é?

O 1,4 dioxano pode estar presente em qualquer produto que contenha matérias primas que foram fabricadas usando um processo químico chamado de etoxilação. Neste processo químico, feito em altas temperaturas, a matéria prima adquire propriedades tensoativas e é usada para fazer detergentes, emulsionantes e agentes solubilizantes. Durante o processo, ocorre a formação do subproduto em questão, o 1,4 dioxano. Ele é formado durante o processo e pode ou não ser eliminado da matéria prima final.

CLIQUE NO BANNER PARA SABER DETALHES DE COMO PARTICIPAR!

Como saber se a matéria prima contém resíduos de 1,4 dioxano?

Somente o fabricante pode responder essa pergunta, afinal de contas ele é o dono do processo de fabricação.

Até dezembro de 2022, as empresas terão de reduzir a presença de 1,4 dioxano em 10 ppm (partes por milhão) em cosméticos leave on. Em dezembro de 2023 serão limitados a 1 ppm em cosméticos enxaguáveis e produtos de limpeza.

Qual o impacto dessa Lei para o Brasil?

Na minha opinião essa Lei nos ajuda a engrenar cada vez mais a Green Cosmética. Nos cosméticos vegetalizados, principalmente nos orgânicos, a presença do 1,4 dioxano não existe, tendo em vista que as matérias primas etoxiladas são proibidas neste tipo de produto. Alguns cosméticos naturais acabados no Brasil ainda apresentam a presença de etoxilados.

Mas muito cuidado aqui, existem produtos com matérias primas etoxiladas e que eliminaram totalmente o 1,4 dioxano. A grande polemica aqui é, será que o consumidor final vai entender essa confusão toda? Ou, ao observar a presença de etoxilados, ele vai julgar que o produto é potencialmente cancerígeno?

A mídia não científica vai ajudar a polemizar esse tema, como já tem feito.

Os Médicos e Profissionais que indicam produtos precisarão estar mais atentos aos rótulos quanto a possível presença do 1,4 dioxano, para não serem questionados por seus pacientes.

Formular sem etoxilados é uma opção?

Sou formulador e seria hipocrisia da minha parte confirmar tal sentença. Ainda precisamos dos etoxilados, mas precisamos também de uma maior transparência e rapidez dos fabricantes quanto a presença ou não do 1,4 dioxano em matérias primas etoxiladas. Por enquanto o ideal é irmos nos conformando que um dia os etoxilados podem sumir de vez e para aprender a formular sem essas substâncias.

Sugiro que os Profissionais que visitem nosso Instituto de Cosmetologia, pois somos especialistas nesse tipo de formulação.

Abraços!

Lucas Portilho

711 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page