top of page

Contaminação de Mercúrio em Produtos Cosméticos

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Hoje minha recomendação de leitura é sobre um estudo muito preocupante, mas já adianto que os produtos avaliados nele são do Canadá, China, República Tcheca, França, Alemanha, Grécia, Coreia, Noruega, Polônia, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e EUA.


Os pesquisadores avaliaram 181 produtos convencionais e 87 que tinham o apelo de “natural” e por uma metodologia de espectrometria de absorção de massa concluíram que existe mercúrio presente em diversos produtos cosméticos, mesmo aqueles com apelo de natural.

Segundo os pesquisadores, a contaminação com o mercúrio geralmente ocorre como resultado de purificação inadequada de matérias-primas naturais, que são componentes de cosméticos, e durante a produção processo de produtos cosméticos.


Além disso eles concluem: “Alguns dos cosméticos que testamos vieram de produtos bem conhecidos, grandes empresas de cosméticos; portanto, a estimativa diz respeito a uma população muito maior”.


Aqui no Brasil não é permitido usar mercúrio e cosméticos e em grande parte dos países também não e fica claro que não é uma matéria-prima adicionada propositalmente, ela vem como impureza nos ingredientes usados para produzir o cosmético. A ANVISA já proibiu em 2019 o uso de termômetros e medidores de pressão corporal com coluna de mercúrio desde 1º de janeiro de 2019.


Um estudo importantíssimo que levanta um alerta sobre como os produtos chamados naturais devem ser olhados com muito cuidado, pois se um fabricante quer usar esse apelo para valorizar sua marca, primeiro ele deve ter certeza da pureza de cada ingrediente da formulação.


Aproveitem porque o estudo está liberado na íntegra.

Grande abraço!

Lucas Portilho


Podgórska A, Puścion-Jakubik A, Grodzka A, Naliwajko SK, Markiewicz-Żukowska R, Socha K. Natural and Conventional Cosmetics-Mercury Exposure Assessment. Molecules. 2021 Jul 5;26(13):4088. doi: 10.3390/molecules26134088. PMID: 34279428; PMCID: PMC8272230.






421 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page