top of page

Tratamentos para Estrias

Atualizado: 9 de jan. de 2023


As conhecidas marcas de estrias (Striae distensae) são causadas pelo excesso de estiramento da pele. Os tratamentos são variados e neste artigo vou abordar os principais e mais atuais ativos e procedimentos que existem para prevenir e tratar as estrias.

Geralmente as pessoas que apresentam esse tipo de disfunção cutânea tem alterações em proteínas importantes como fibrilina, elastina, fibronectina e colágeno. Fatores como uso exagerado de corticoides e hipertrofia rápida podem contribuir para o aparecimento das estrias.

No estágio inicial, conhecida como striae rubra (SR), a epiderme não apresenta alteração, mas na derme as alterações são visíveis e futuramente vão impactar a epiderme, que no estágio mais avançado, conhecido como striae alba (SA), se torna fina, atrófica e sem apêndices (folículos).

Ativos dermocosméticos utilizados para estrias

Procurei adicionar os ativos que realmente possuem efetividade em reduzir o aspecto das estrias, pois muito ativos para estrias são indicados para prevenção e não atuam depois que a estria foi formada.

D-STRIA™

INCI: Butylene Glycol (and) Pentylene Glycol (and) Alcohol (and) Serenoa Serrulata Fruit Extract

É um extrato de Saw Palmeto que estimula a síntese da elastina e do colágeno para uma reorganização da matriz extracelular. É clinicamente comprovada para reduzir a aparência das estrias. Resultados em 3 meses.

Uso de 1 a 3%.

STRIOVER™

INCI: Water (and) Glycerin (and) Astragalus Membranaceus Root Extract (and) Codonopsis Pilosula Extract (and) Potassium Sorbate (and) Sodium Benzoate

Mistura de dois extratos, Astragalus e Codonopsis pilosula, melhora a textura da pele e minimiza a aparência de estrias. Os resultados visíveis podem ser observados em 28 dias tanto em em estrias vermelhas e brancas. Aumenta a firmeza e elasticidade, possuindo um mecanismo semelhante ao PRP, alternativo à cirurgia (o PRP ou plasma rico em plaquetas contém fatores de crescimento que estimulam a atividade celular, é uma das terapias mais usadas para melhorar a aparência das estrias).

Uso: 2,5%.

VANISTRYL®

INCI: Water (Aqua), Caprylyl/Capryl Glucoside, Lecithin, Glycerin, Pseudoalteromonas Ferment Extract, Acetyl Tripeptide-30 Citrulline, Pentapeptide-18, Xanthan Gum, Caprylyl Glycol.

Trata efetivamente os diferentes mecanismos envolvidos na formação de estrias, protege o tecido conjuntivo da degradação, ajuda a reconstruir os componentes da MEC, proporciona um efeito de cicatrização de feridas e reduz a tensão da pele. O efeito geral é traduzido em uma atenuação visível de estrias in vivo.

Uso: 5%

ELESTAN™ LS 9879

INCI Name: Manilkara Multinervis Leaf Extract (and) Maltodextrin

contém flavonóides e taninos entre outros componentes. Ajuda a proteger contra os efeitos da elastase, aumenta a síntese de proteínas associadas à elastina e melhora a firmeza e elasticidade da pele. Aumento a síntese de colágeno tipo I, glicosaminoglicanas e elastina. Estudo in vivo com 29 pacientes demonstrou melhora na aparência das estrias após 84 dias.

Uso de 0,3 a 0,5%.

REGESTRIL™

INCI: Butylene Glycol (and) Aqua (and) Cetyl Hydroxyethylcellulose (and) Rutin (and) Palmitoyl Tripeptide-1 (and) Palmitoyl Tetrapeptide-7 (and) Phaseolus Lunatus (Green Bean) Seed Extract

Previne e reduz de estrias retardando a degradação e por promover a regeneração da matriz extracelular. Reduz em até 72% a aparência das marcas de estrias.

Uso de 2 a 4%.

Outros agentes tópicos para tratamento de estrias

Quadro 1: Lista de ativos e mecanismos que contribuem para a melhora das estrias

Procedimentos estéticos para tratamento de estrias

Laserterapia

  • Ablativo fracionado CO2 10,600 nm

  • Não ablativo fracionado Er:YAG 1540 nm

  • Não ablativo 1450 nm diode laser

  • 1064 nm Nd:YAG laser

  • Flash-pumped 585 nm pulsed dye laser

  • Cu bromide laser

  • 308 nm excimer laser

Fototerapia

  • Luz intensa pulsada

  • UVB/UVA1 combinado

  • Luz infra-vermelho

Radiofrequência

  • Não fracionada

  • Fracionada

  • Microagulhamento com radiofrequência

Galvanopuntura

Carboxiterapia

Microdermoabrasão

Microagulhamento

O ideal é associar os tratamentos em clínica e indicar os ativos acima para tratamento home care. O uso de ácidos pode ser feito na forma de gel e devem ser aplicados de forma localizada somente em cima das estrias. A hidratação deve sempre ser mantida com o uso continuo de produtos ricos em manteigas e óleos vegetais, pois devemos lembrar que essas substâncias são ricas em ácidos graxos essências e que contribuem para a formação de uma epiderme mais espessa.

Espero que estas informações auxiliem Formuladores e Profissionais que atuam no tratamento desta disfunção cutânea que incomoda tantas pessoas. Abraços!

Lucas Portilho

1. Alster TS, Li MK. Microneedling Treatment of Striae Distensae in Light and Dark Skin With Long-Term Follow-Up. Dermatol Surg. 2019.

2. Lokhande AJ, Mysore V. Striae Distensae Treatment Review and Update. Indian Dermatol Online J. 2019;10(4):380-95

3.159 visualizações1 comentário
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page