top of page

Nova metodologia in vitro para comprovação de eficácia de FPS


Desde que comecei a desenvolver produtos, em todas as empresas que passei, sempre que preciso comprovar o valor de proteção de protetor solar faço o teste in vivo. Não somente eu, mas todas as empresas cosméticas do Brasil. Isso porque essa metodologia é a única aceita no Brasil e em grande parte do mundo onde são comercializados protetores solares. Não importa quem desenvolveu a metodologia, seja FDA, a antiga COLIPA ou a atual ISSO 24444, sempre usamos voluntários, ou seja, seres humanos que são expostos à radiação solar para medirmos qual área irradiada apresentou eritema em função de uma dose mínima de radiação em uma determinada área protegida e outra área desprotegida. Posteriormente é feito uma conta onde podemos determinar o FPS (Fator de Proteção Solar) de um produto.

O motivo pelo qual ainda não usamos metodologias in vitro para avaliar valores de FPS é principalmente em função da não compatibilidade com os valores obtidos nos testes in vivo. De forma prática, se temos um produto com FPS 30, ao realizarmos uma metodologia in vitro, pode ser que encontremos um valor de 15. O veículo nesse caso faz muita diferença.

No entanto um grupo de trabalho composto por vários profissionais renomados na área da fotoproteção desenvolveu uma nova metodologia in vitro que promete ser reprodutível e compatível com os resultados obtidos nos testes in vivo.

No estudo, foram testadas 24 formas comerciais de protetor solar utilizando a metodologia ISO 24444 e a nova metodologia in vitro. A conclusão foi uma forte correlação entre os resultados (p < 0.0001).

O próximo passo é aprovar a nova metodologia na ISO para que ela se torne oficial.

Nos dias 11 e 12 de Julho teremos a apresentação dessa metodologia no Congresso de Proteção Solar que vai acontecer no Anhembi em São Paulo. Além das novas metodologias, serão abordados temas importantes como Vitamina D e filtro solar, impacto ambiental de fotoprotetores, formulações vegetalizadas de filtros, conceitos de proteção além do espectro UV, como luz azul e visível e outros temas importantes relacionados com proteção solar.


295 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page