top of page

5 Dicas para se tornar um Super Formulador de Cosméticos

Atualizado: 21 de fev. de 2021

Depois de quase 20 anos atuando em P&D cosmético, em indústrias como Adatina, Natura e desenvolver produtos para inúmeros Clientes como Consultor, depois de formar inúmeros formuladores e ensinar várias técnicas, percebi que algumas coisas básicas vão ficando pra trás.

Nunca devemos perder de vista esses 5 itens que são tão importantes para um Formulador de Cosméticos.

1. Pesquise antes de Desenvolver: o termo "P&D" significa Pesquisa e Desenvolvimento e eles andam sempre juntos. Correr para a bancada para se livrar de um projeto, ou seja, fazer correndo para terminar logo sem antes fazer uma pesquisa minuciosa sobre os inúmeros ingredientes e tecnologias é um caminho para o fracasso. Literaturas devem ser armazenadas para consulta ou utilize o site Prospector para saber quais são as opções que se encaixam nos seus produtos. Faça reuniões periódicas com os fornecedores de matérias primas, eles são de extrema ajuda nestes casos.


2. Conheça o máximo de ingredientes e formas cosméticas: conhecer não é apenas ler. Aplique em algumas formulações. Não deu certo? Ótimo, você já sabe que não é tudo aquilo, mas tenha certeza que essa prática vai lhe dar um grande diferencial em conhecimento sobre ingredientes. Você terá gratas surpresas. Vá além, aplique na pele, leve pra casa pra lavar o cabelo, perceba o sensorial, cheiro e todas as sensações. Assim, ao poucos você vai se tornar um expert em análise sensorial.


3. Trabalhe mais em equipe: a pior situação em no laboratório de P&D é a concorrência. Concorrência entre formuladores para conseguir subir de Júnior para Pleno ou de Pleno para Sênior. Essa competição faz com que a equipe fique rachada e sabemos que dois, três ou mais juntos produzem muito mais do que apenas um. Algo que gera um clima horrível no laboratório e faz você sofrer só de pensar que terá que passar mais um dia com aquelas pessoas. Fuja dessa concorrência, um time de laboratório unido cria muito mais!

4. Nunca pare de estudar e se atualizar: é muito fácil "emburrecer" como formulador. O mercado cosmético é muito dinâmico e os lançamentos são constantes. Participe de feiras como a FCE Cosmetique, faça uma Pós Graduação na área, de preferência no meu Instituto de Cosmetologia, participe de eventos de fornecedores, aumente seu network. Hoje os cursos EAD também são uma excelente opção para se atualizar. Seja Lato sensu ou Stricto sensu, não pare!

5. Inove! Não seja apenas mais um: vai fazer um novo hidratante e pra isso você pega uma base já desenvolvida e troca apenas a fragrância e o corante? Nada contra, ainda mais quando temos um prazo a cumprir. Mas existem situações onde o comodismo pode ser substituído pela inovação. Troque o emulsionante do hidratante, troque o modificador de sensorial, troque o éster, busque vegetalizar a formulação, inove!

Espero que essas dicas encorajem nossos colegas formuladores.

Boas fórmulas!

Lucas Portilho


662 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page