top of page

Creme Hidratante que Desidrata a Pele


A pele fica desidratada porque genes responsáveis pela formação da função barreira da pele estão sendo expressados de forma reduzida e portanto a água presente na pele não encontra uma barreira intacta e evapora excessivamente. Resultado: pele seca. Sabemos que inúmeros fatores contribuem para a desitradatação da pele, entre eles banho quente e uso de tensoativos.

É importante lembrar que a 25 anos atrás, um estudo que avaliou os principais ingredientes presentes nos cosméticos causadores de problemas cutâneos, demonstrou que os emulsionantes eram a terceira classe de ingredientes responsáveis por reações alérgicas em usuários de cosméticos, perdendo apenas para fragrâncias e conservantes.

Hoje os emulsionantes nem aparecem na lista, porém um trabalho apresentado na Conferência de cosmetologia, a IFSCC realizada no Rio e Janeiro no início de Novembro me fez lembrar uma antiga teoria. O uso de tensoativos aniônicos em cremes cosméticos ainda pode causar problemas na pele?

A resposta foi dada em um estudo onde ficou comprovado que um emulsionante utilizado em formulações cosméticas tem capacidade de desestruturar a barreira cutânea levando ao aumento de perda de água transepidermal. O estudo foi feito com um creme formulado com emulsionante com carga aniônica, onde a parte polar do tensoativo era composto por grupo sulfato de sódio (SO4-). Em contrapartida, o creme que possuia o grupo fosfato (PO3-) não apresentou efeito sobre a integridade da barreira cutânea.

Portanto colegas formuladores, muito cuidado ao incluir tensoativos aniônicos em formulações skin care, pois ao invés de hidratar a pele, corremos o risco do efeito contrário.

Podemos continuar utilizando os bons, velhos e econômicos sistemas aniônicos, porém em concentrações reduzidas.

Contact Dermatitis. 1987 Jul;17(1):26-34.

Contact allergy to cosmetics: causative ingredients.

de Groot AC.

Source: Department of Dermatology, Willem-Alexander Hospital, Hertogenbosch, The Netherlands.

The Impact of Emulsifying Waxes on Skin Barrier Integrity and Stratum Corneum Thinning

Chavan, Bhaven1; Lerga, Carmen M1; Howson, Susanne1; Mitchell, Grant1

1. Croda Consumer Care Europe, Cowick Hall, Snaith, Goole, East Yorkshire, DN14 9AA, United Kingdom.

293 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page