top of page

Endocosméticos


Quando uma pele está desidratada qual o tratamento ideal? Aplicar óleo mineral para que a oclusão proporcionada pelo óleo diminua a perda de água transepidermal? Talvez glicerina para que o efeito higroscópico da mesma retenha mais água na pele?

Os dois casos estão corretos, pois em ambos teremos um perfil imediato de melhora da hidratação da pele. No entanto, em nenhum dos casos estamos tratando a causa da desidratação.

Na pele desidrata muitas vezes proteínas importantes para manter a função barreira estão sendo expressas em quantidades reduzidas. Duas dessas proteínas são a filagrina e a involucrina. Atualmente é possível regular a expressão destas proteínas utilizando ativos cosméticos, os chamados "endocosméticos", como o próprio nome diz, tratam a pele de dentro para fora.

Mas para que possamos utilizar tais ativos, primeiro devemos entender o que ocorre no interior da pele e assim utilizar de forma racional os ingredientes cosméticos. Graças a mapeamentos gênicos podemos entender os mecanismos que regulam as reações bioquímicas cutâneas.

Um exemplo de ativo que vai de encontro ao tema é o Hidrat-In 72h. Considerado um "endocosmético", o ativo melhora a hidratação atuando na causa da desidratação. Sem dúvida um ativo ideal para utilizar em associação com ingredientes oclusivos e ativos que mimetizam o fator natural de hidratação da pele. A associação do Hidrat-In 72h com óleos ou glicerina proporciona benefício imediato e prolongado.

471 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page