top of page

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO INSTITUTO DE COSMETOLOGIA EDUCACIONAL?

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Ele foi fundado em 2006 idealizado pelo Prof. Mauricio Pupo e naquela época eu trabalhava na Consulfarma desenvolvendo formulações. Nossa ideia era levar conhecimento em cosmetologia para todos os Profissionais da área.

Nascia então o Ipupo Educacional.


No início tínhamos apenas 1 turma de MBA Cosmetologia em Campinas, mas logo no segundo ano de vida, abrimos turmas em São Paulo e Porto Alegre.


Desde a minha graduação em farmácia percebi e aprendi que aquilo que faz um bom curso não é o nome da Instituição e sim a coordenação e os professores que compõe o time de educadores. Então o que fizemos na época foi recrutar os melhores que atuavam nas suas respectivas áreas. E o resultado foi imediato, turmas cada vez maiores.


Em 2007 lançamos o primeiro curso internacional de P&D cosmético onde levamos alunos para estudar na Europa, mais especificamente Mônaco e Paris para estudar com professores de lá. Foi um divisor de águas, pois pudemos levar nossos alunos para o centro de pesquisa de empresas que fabricam insumos dermocosméticos.



Em 2010 nosso Instituto lança as Pós-graduações a distância permitindo que muitos alunos que não poderiam se deslocar pudessem ter acesso ao ensino na área da cosmetologia e estética.


2009 até 2013 eu coordenava os cursos e ainda trabalhava na Natura Cosméticos com desenvolvimento de formulações, mas saí da Natura em 2013 para me dedicar inteiramente ao Instituto e inauguramos o ILab, nosso próprio laboratório de P&D que serve hoje as indústrias e farmácias de todo Brasil, além de servir como local de aula prática e estágio gratuito para nossos alunos.

Lançamos nossa Revista Oficial Ciências da Pele, uma revista gratuita para nossos alunos associados e que leva de forma não comercial muita novidade e lançamentos na área da cosmetologia e tratamentos de pele.


Ainda nesse ano, lançamos nossa própria plataforma de educação, que batizamos de Liveclass. Uma ferramenta online intuitiva e que conta com melhorias constantes graças ao feedback de nossos alunos. Eu sempre digo, “quer um botão novo na plataforma? É só pedir que nossos programadores colocam”. Tudo para facilitar a chegada da informação para nossos alunos.


2014 iniciamos a primeira Pesquisa nacional do uso de fotoprotetores pela população brasileira que saiu em diversos veículos de mídia no Brasil, inclusive Rede Globo. A pesquisa levou o nome do Instituto para a tela das principais emissoras de televisão do Brasil e portais de notícias.


2015 o Instituto passa por uma reformulação na Diretoria e eu passo a assumir 100% da direção com a missão de continuar levando conhecimento. O prof. Mauricio decidiu se dedicar inteiramente a sua indústria cosmética, a Adatina Cosméticos.



2016 os profissionais Farmacêuticos, Biométicos e Fisioterapêutas começaram a atuar com procedimentos estéticos e lançamos nossas primeiras turmas graças a Profa. Halika Groke que coordenou e formatou as Pós-graduação na área de saúde estética que prepara os alunos para atuarem com procedimentos estéticos. Abrimos nova área em Curitiba nessa época.


2017 O Instituto inicia o processo de internacionalização. Pela primeira vez e com muito orgulho participamos da In Cosmetics Global com nosso stand para oferecer cursos para o mundo todo. Ainda lembro do primeiro aluno, um pesquisador da Grécia que adquiriu um de nossos cursos. A jornada internacional se seguiu e expomos em Amsterdam 2018 e Paris 2019. Oficializamos a mudança de nome para Instituto de Cosmetologia Educacional ou Cosmetology Institute.


2018 e 2019 foram marcados por lançamentos de cursos online de capacitação como Manipulação Cosmética, Cosmetologia 2.0, Seminário de Maquiagens, de Cosméticos naturais e orgânicos e Imersões em tricologia.

Além disso lançamos o famoso Cosmetic Week, onde nossos alunos passam uma semana formulando aqui no nosso laboratório. Além disso, tivemos a chegada da Profa. Érica Bighetti como coordenadora das turmas de estética e saúde.


Em 2020, em plena pandemia, demos início a primeira feira digital, ingredientes cosméticos... com diversas indústrias cosméticas apresentando suas novas tecnologias e soluções para o mercado cosmético. Feira está totalmente gratuita. E mesmo com a pandemia, através de nossas plataformas EAD continuamos a levar conhecimento para o mundo todo.


2021 foi o ano de lançamento de novas Pós-graduações como Tricologia coordenado pela Profa. Tatiele, Pós em Procedimentos estéticos coordenada pelo Prof. Felipe Abrahão e Pós em Ozonioterapia coordenada pelo Prof. Rafael Ferreira. Ainda assumiram corrdenação na Pós de Saúde Estética o Prof. Bruno Caique e Profa. Katiuce Nogueira.


Agradeço a todos os professores e alunos por nos ajudarem a chegar até aqui, não somos nada sem vocês!



160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page