top of page

Máscaras: potenciais fontes de contaminação por ftalatos

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Bom dia meus Amigos!


Antes de tudo quero deixar bem claro que sou a favor do uso de máscaras!


Minha sugestão de leitura do Manhã Científica de hoje é o estudo recente que levantou uma questão muito importante: estamos sendo contaminados por ftalatos quando usamos máscaras?


As máscaras são geralmente feitas de polímeros (principalmente polipropileno) e estes podem conter aditivos. Dentre os aditivos, o ftalato é um deles. Os ftalatos são geralmente usados ​​como plastificantes para melhorar a flexibilidade dos polímeros. Embora o uso de ftalatos foi parcialmente regulamentado em alguns países, seu uso anual ainda é de vários milhões de toneladas.


Foi relatado que a exposição ao ftalato afeta o feto crescimento e toxicidade reprodutiva. Butil benzil ftalato e O diisononil ftalato demonstrou afetar a testosterona e alterar os parâmetros normais do sêmen. Bis (2-etilhexil) ftalato também foi encontrado para ser associado com defeitos congênitos sexuais e outros efeitos relacionados à interrupção do androgênio.


Os autores descrevem outros problemas de saúde relacionados a exposição ao ftalato e analisaram 56 amostras de máscara e 12 ftalatos nas máscaras foram analisados. O conteúdo de ftalato nas máscaras entre diferentes países e diferentes padrões de produção foram investigados. Além disso, a ingestão diária de ftalatos das máscaras foi estimada, e o ftalato exposições para adultos e crianças foram comparadas.


As concentrações totais de ftalatos nas máscaras variaram de 115 ng/g a 37700 ng/g, com um nível médio de 1950 ng/g. O teste de significância mostrou que não houve diferença significativa para as concentrações de ftalato nas máscaras de países diferentes. 50 amostras de máscara podem apresentar riscos cancerígenos para humanos.



Abraços e bom final de semana a todos!

Lucas Portilho


Xie H, Han W, Xie Q, Xu T, Zhu M, Chen J. Face mask-A potential source of phthalate exposure for human. J Hazard Mater. 2021 Aug 6;422:126848. doi: 10.1016/j.jhazmat.2021.126848. Epub ahead of print. PMID: 34403943.




716 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page